Nesta terça-feira, 31, o governador Antonio Denarium anunciou a convocação de mais 174 professores aprovados no concurso público específico e diferenciado para a Carreira do Magistério da Educação Indígena. Os docentes já vão atuar no ano letivo de 2023.
“Este foi o primeiro concurso específico e diferenciado para professor indígena do Brasil. Com esta segunda chamada, vamos reforçar o quadro efetivo de docentes da Seed [Secretaria de Educação e Desporto] levando um ensino de melhor qualidade para nossos alunos, além de proporcionar também estabilidade financeira para os profissionais”, disse o governador Denarium.
O certame, realizado em março de 2022, ofertou mil vagas para professores indígenas. Até o momento, foram empossados 548 docentes e, caso todos os novos convocados tomarem posse dos cargos, serão 722 novos professores indígenas compondo o corpo docente da Secretaria de Educação.
“O Governo de Roraima cumpre o compromisso para a melhoria da educação do nosso Estado. Nos próximos dias, a Segad [Secretaria da Gestão Estratégica e Administração] vai publicar o cronograma com todas as etapas desta convocação com as datas para apresentação de documentos, realização de exames médicos e a data da posse”, explicou o secretário da Seed, Nonato Mesquita.
Leia mais: Roraima lança processo seletivo para contratar professores no Estado
O concurso público específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda aguardada há 15 anos por docentes e lideranças indígenas.
O Governo de Roraima ofertou mil vagas imediatas com cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais.
A instituição que organizou o certame foi o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional).
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 2.002 professores indígenas, sendo 871 do quadro efetivo, 1.108 do quadro temporário e 23 da União. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, a rede estadual possui 226 escolas indígenas e 17.279 estudantes matriculados.
Em busca de fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Governo de Roraima instituiu na estrutura da Seed o Departamento de Educação Escolar Indígena. O setor foi criado para potencializar as atividades voltadas às escolas indígenas, considerando as especificidades existentes, entre elas, as práticas culturais e a língua materna de cada comunidade indígena.
Fonte: Governo do Estado de Roraima
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…