Carreira

Saber um segundo idioma pode abrir oportunidades na carreira profissional

Com o avanço tecnológico, o mercado de trabalho encontrou força para se internacionalizar. Empresas de grande porte estão apostando na expansão de filiais para além dos seus territórios de origem e abrindo suas portas em diferentes nações. No Brasil, a presença dessas gigantes representa oportunidades de ocupação e de ascensão profissional.

Embora existam muitas vagas de emprego, o cenário entre os concorrentes transparece competitividade. Na corrida pela contratação, vence o profissional que tiver melhor qualificação diante das exigências do mercado. Dentre as condições para o recrutamento, o domínio de uma segunda língua aparece como pré-requisito em mais de 60% das funções.

De acordo com a revista Exame, o Brasil é o segundo país mais cobiçado pelas multinacionais, ficando atrás apenas da China. Não por acaso, o governo brasileiro oferece incentivos fiscais em diferentes níveis (federal, estadual e municipal) para empresas estrangeiras que querem investir no país. Esse contexto potencializa a abertura de empresas e postos de trabalho.

Vantagens de saber mais de um idioma

Falar outra língua, além do português, permite que o profissional aumente as chances de ser contratado e/ou conquistar promoções para novos cargos, dentro e fora do país. Logo, o investimento nesse tipo de conhecimento se relaciona diretamente com os ganhos financeiros e as oportunidades de carreira.

Além de um salário melhor, o trabalhador bilíngue também obtém outros proveitos associados com o aperfeiçoamento do currículo. Um dos principais é a facilidade em acessar conteúdos específicos produzidos em outro idioma, como livros, artigos e a participação em workshops da área de atuação.

A presença em eventos corporativos, quando se domina uma segunda língua, como o inglês, facilita o networking. A partir do diálogo e das relações que se estabelecem com outras figuras influentes, o relacionamento interprofissional se fortalece. O resultado desse conjunto contribui para a progressão na carreira.

Investimento profissional

Ficou evidente que a internacionalização do mercado de trabalho exige o domínio de um segundo, terceiro e até quarto idioma. Como a língua inglesa continua sendo a mais imprescindível, o profissional que possui umcurso de inglês no currículo sai em vantagem nos processos seletivos.

Nas multinacionais que atuam no Brasil, espanhol, alemão e francês também aparecem como requisitos para as vagas que envolvem intercâmbio com a matriz. Mas, pensando em longo prazo, um idioma que vale a pena investir é o mandarim. Falada na China, segunda maior potência do mundo, essa língua é uma das mais utilizadas nas negociações do comércio exterior e tende a crescer ainda mais.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

42 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago