Fique Sabendo

Sacar o Auxílio Emergencial no Aplicativo Caixa tem gerado reclamações

Milhões de brasileiros se sentiram aliviados quando o governo anunciou o benefício de R$ 600, em virtude da pandemia do novo coronavírus. No entanto, trabalhadores ainda não conseguiram receber o benefício por causa de erros e falhas no aplicativo e/ou nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

Aplicativo Caixa recebe uma enxurrada de reclamações

O aplicativo Caixa começou a apresentar problemas a partir de 15 de abril, de modo que o cidadão passou a não conseguir solicitar o Auxílio Emergencial. São vários os problemas. E todos só tem uma reclamação, o aplicativo não sai do primeiro passo.

As criticas em relação ao aplicativo Caixa Tem e à demora na liberação do Auxílio Emergencial de R$ 600 são enormes e ainda, as pessoas estão precisando sair de casa para ir ao banco, para tentar resolver o problema e conseguir sacar o dinheiro.

A reclamação virou assunto mais comentado nas redes sociais. Inclusive nas lojas de aplicativos, as queixas também são constantes.

Veja nota de esclarecimento da Caixa

“A CAIXA informa que o aplicativo CAIXA Tem está disponível 24 noras por dia, todos os dias. O banco implementa continuamente melhorias nas soluções de tecnologia, mas, considerando o grande volume de acessos, podem ocorrer intermitências no serviço nos momentos de maior concentração.

O aplicativo CAIXA Tem, utilizado para a movimentação dos recursos creditados na Poupança Social Digital, foi baixado por mais de 52 milhões de pessoas, sendo que 60% das que baixaram não fazem parte do público-alvo e, portanto, não precisam utilizar o CAIXA Tem.

Somente no dia 22/04, mais de 2,2 milhões de clientes distintos acessaram suas contas através do CAIXA Tem, tendo sido realizadas mais de 7 milhões de transações entre consultas e movimentações. Já foram registrados mais de 500 mil usuários simultâneos no aplicativo.

Informamos que 60% dos beneficiados receberam o Auxílio Emergencial por meio de crédito em poupança da CAIXA, conta em outro banco ou através do Bolsa Família. Para os 40% restantes, foi aberta a Poupança Social Digital, movimentada através do aplicativo CAIXA Tem. Esta conta foi criada com o intuito de bancarizar os cidadãos que estavam fora do sistema financeiro.

Vale ressaltar: o aplicativo CAIXA Tem está disponível exclusivamente para clientes que têm direito ao Auxílio Emergencial e receberão o crédito por meio Poupança Social Digital.

Para agilizar ainda mais a navegação na plataforma, a CAIXA liberou uma nova versão do CAIXA Tem, com o objetivo principal de gerenciar o acesso ao aplicativo, priorizando o público-alvo do Auxílio Emergencial, que são os inscritos no CadÚnico e que não indicaram contas para recebimento, seja da CAIXA ou de outros bancos. Beneficiários do Bolsa Família, quem já tem poupança na CAIXA e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app. Também foi ampliada a capacidade de acessos simultâneos, disponibilizando uma previsão de atendimento aos usuários que não conseguirem acesso imediato, nos horários de maior utilização.

A nova versão do aplicativo também possui a funcionalidade de ‘saque sem cartão’, que poderá ser efetuado conforme o calendário de saque em espécie.

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CAIXA escalonou o calendário de saque da seguinte forma:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

A CAIXA reforça que não é necessária corrida às agências ou às lotéricas para realizar os saques em espécie. Bastará informar no CAIXA Tem o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador, com validade de duas horas, para saque nos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui.”

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago