Muitas dúvidas podem surgir quanto ao que é PMO e quais as atribuições de um gerente de projetos, aliás, muitas pessoas ainda confundem um e outro, que não são a mesma coisa!
Na Plano Consultoria, somos responsáveis pela implementação de PMOs (escritórios de projetos) em organizações públicas e privadas e contamos com profissionais gerentes de projetos que atuam nesses PMOs.
Primeiro é preciso compreender que o PMO (Project Management Office) não é uma pessoa, mas um setor responsável pela implementação e por garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações.
O PMO, também tratado como Escritório de Projetos possibilita um acompanhamento próximo das etapas de planejamento e execução dos planos organizacionais.
Mesmo que haja confusão e gerentes de projetos sejam mencionados como PMO, vale compreender a diferença entre PMO e gerente de projetos, pois há particularidades em cada um.
As diferenças entre um e outro são sutis e talvez essa seja a principal razão de confusão sobre o tema.
O PMO é flexível, ou seja, não apresenta um padrão específico, portanto, pode ser moldado a partir das necessidades da organização e às necessidades dos GPs.
PMOs e GPs precisam atuar em concordância para que juntos possam gerar bons resultados, maturidade dos projetos organizacionais e também de todos os profissionais envolvidos.
Para entender a diferença entre PMO e gerente de projetos, vale ressaltar que o GP tem em suas mãos a responsabilidade de literalmente tocar o projeto, ou seja, planejar, reunir pessoas, liderar e gerenciar a execução.
É necessário também que este profissional seja capaz de formar uma boa equipe para o projeto que será desenvolvido, precisará ter a habilidade da persuasão, saber como motivar pessoas, saber como integrar as melhores capacidades humanas, etc.
Para ser um gerente de projetos é preciso estar em constante aprendizado por meio de cursos e certificações. A constante reciclagem de conhecimentos é primordial.
Já para contar com um PMO, a organização antes precisa se questionar se a demanda de projetos internos realmente demanda um escritório de projetos.
Há muitos casos, inclusive atendidos pela Plano, em que a implementação do PMO pode ser realizada por uma boa consultoria de gestão de projetos, com ampla experiência sobre o assunto e com muitos casos de sucesso e aprendizados.
Ao implantar um PMO é fundamental que sejam definidas as atividades, áreas de responsabilidade deste PMO e devidas competências, além disso, será importante ter clara qual a posição hierárquica em que o PMO será encaixado e qual o time que fará parte dele.
A diferença entre PMO e gerente de projetos, apesar de sutil, pode ser compreendida claramente.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…