Negócios

Saiba a diferença entre PMO e gerente de projetos nas empresas

Muitas dúvidas podem surgir quanto ao que é PMO e quais as atribuições de um gerente de projetos, aliás, muitas pessoas ainda confundem um e outro, que não são a mesma coisa!

Na Plano Consultoria, somos responsáveis pela implementação de PMOs (escritórios de projetos) em organizações públicas e privadas e contamos com profissionais gerentes de projetos que atuam nesses PMOs.

Diferença entre PMO e gerente de projetos na prática

Primeiro é preciso compreender que o PMO (Project Management Office) não é uma pessoa, mas um setor responsável pela implementação e por garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações.

O PMO, também tratado como Escritório de Projetos possibilita um acompanhamento próximo das etapas de planejamento e execução dos planos organizacionais.

Mesmo que haja confusão e gerentes de projetos sejam mencionados como PMO, vale compreender a diferença entre PMO e gerente de projetos, pois há particularidades em cada um.

Dentre as principais atribuições do PMO, estão:

  • Coordenação de esforços para que a estratégia das organizações possam ser atingidas;
  • Otimizar os recursos compartilhados entre todos os projetos da empresa;
  • Fornecer informações consolidadas sobre os projetos que estão em seu controle;
  • Garantir suporte metodológico e ferramentas adequadas para os gerentes de projetos.

Já, entre as atribuições do gerente de projetos (GPs), estão:

  • Reunir esforços para que os objetivos específicos do projeto sejam atingidos;
  • Controle dos recursos do projeto dentro da estrutura do negócio;
  • Fornecer informações às partes interessadas sobre o desempenho do projeto.

As diferenças entre um e outro são sutis e talvez essa seja a principal razão de confusão sobre o tema.

O PMO é flexível, ou seja, não apresenta um padrão específico, portanto, pode ser moldado a partir das necessidades da organização e às necessidades dos GPs.

PMOs e GPs precisam atuar em concordância para que juntos possam gerar bons resultados, maturidade dos projetos organizacionais e também de todos os profissionais envolvidos.

Para entender a diferença entre PMO e gerente de projetos, vale ressaltar que o GP tem em suas mãos a responsabilidade de literalmente tocar o projeto, ou seja, planejar, reunir pessoas, liderar e gerenciar a execução.

É necessário também que este profissional seja capaz de formar uma boa equipe para o projeto que será desenvolvido, precisará ter a habilidade da persuasão, saber como motivar pessoas, saber como integrar as melhores capacidades humanas, etc.

Para ser um gerente de projetos é preciso estar em constante aprendizado por meio de cursos e certificações. A constante reciclagem de conhecimentos é primordial.

Já para contar com um PMO, a organização antes precisa se questionar se a demanda de projetos internos realmente demanda um escritório de projetos.

Há muitos casos, inclusive atendidos pela Plano, em que a implementação do PMO pode ser realizada por uma boa consultoria de gestão de projetos, com ampla experiência sobre o assunto e com muitos casos de sucesso e aprendizados.

Ao implantar um PMO é fundamental que sejam definidas as atividades, áreas de responsabilidade deste PMO e devidas competências, além disso, será importante ter clara qual a posição hierárquica em que o PMO será encaixado e qual o time que fará parte dele.

A diferença entre PMO e gerente de projetos, apesar de sutil, pode ser compreendida claramente.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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