Imagem Por PH888 / shutterstock
Você conhece os Tipos de Cooperativas existentes? Pois saiba que existem várias, sendo que as cooperativas têm origem no período da Revolução Industrial.
O cooperativismo é um padrão em alta que está em contínuo crescimento pelo mundo, com o principal intuito de contribuir com os esforços de um grupo para alcançar benefícios comuns a todos.
De forma que a cooperativa agrega em si pessoas com interesses coincidentes para prestarem serviços entre si, de forma a atingir vantagens para todo o grupo.
As cooperativas poderão ser classificadas em 13 ramos de atuação e em todos eles há diferentes casos que comprovam a competitividade do modelo e sua contribuição para a sociedade.
De acordo com os princípios do cooperativismo, as instituições possuem uma adesão voluntária e livre, sendo administradas de forma democrática por todos os seus membros.
A diferentes cooperativas atuam nos mais variados segmentos venha conferir quais são os 13 ramos de atuação das cooperativas.
As cooperativas agrícolas e agropecuárias tem como intuito principal auxiliar os seus associados a comercializar da melhor maneira possível.
Auxiliando em suas produções e proporcionando bons compradores e preços para os produtos agropecuários.
Com o ganho de escala na produção, os cooperados podem fazer maiores negócios, inclusive exportações.
A maioria das cooperativas agropecuárias possuem uma equipe técnica para dar assistência aos produtores, assegurando uma maior informação com uma melhor produção.
Muitas dessas associações ainda oferecem serviços para os produtores, como por exemplo, o beneficiamento de café, a pasteurização de leite, a embalagem de produtos, entre outros.
As cooperativas de consumo são associações que visam prover os seus cooperados, realizando compras em comum, para uso doméstico, com preços mais baixos e com qualidade.
Assim os associados conseguem negociar descontos maiores e, assim, a cooperativa defende economicamente os interesses de seus cooperados.
A diferença entre uma cooperativa e um mercado comum está na importância cedida ao cooperado, que não é trato como um mero comprador, possibilitando aos donos do negócio, participar de todas as decisões da cooperativa.
Cooperativa de crédito também conhecida por cooperativa financeira, é uma associação de pessoas que visam controlar as suas finanças, com mais vantagens do que o banco comum poderia proporcionar.
Em geral, essas cooperativas oferecem os mesmos produtos e serviços financeiros que um banco, como, por exemplo, cartões, contas, empréstimos, financiamentos, entre outros.
Funciona de forma condicionada e regulada pelo Banco Central.
É uma cooperativa formada por professores e pais de alunos, sendo organizada para prestar serviços educacionais, com ensino de qualidade e preços melhores que em uma escola normal.
Funciona também pelo MEC, com todas os seus regulamentos, com o corpo docente e a equipe de direção pedagógica, que são funcionários contratados.
A maior vantagem é diante da discutível qualidade da educação brasileira, sendo possível que os pais e professores tenham maior participação na instituição de ensino.
Nessa modalidade há um objetivo de adquirir residências com custos mais acessíveis para seus cooperados, podendo acontecer de três formas, como:
As cooperativas de infraestrutura têm como objetivo atender de forma direta ou indireta os associados com serviços essenciais de infraestrutura.
Por exemplo: limpeza pública, saneamento, segurança, entre outros.
Sendo que nessa modalidade as cooperativas de eletrificação rural são a maioria desse ramo.
Além disso, essas cooperativas deixam de ser apenas distribuidoras para serem também geradoras.
São conforme o próprio nome diz: cooperativas constituídas por garimpeiros e os demais profissionais da mineração.
Seu principal objetivo é viabilizar a pesquisa, a extração, a lavra, a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de produtos minerais.
Além das atividades específicas do ramo, as cooperativas de mineração costumam ainda oferecer apoio aos seus membros em outros aspectos, como: alimentação, saúde, educação, entre outras.
Uma cooperativa de produção é constituída por trabalhadores de categorias diferentes, mas todas as pessoas envolvidas na produção de um determinado tipo de material.
Produzindo, beneficiando, industrializando, embalando e comercializando o produto eleito pela cooperativa.
Os principais exemplos são as cooperativas de produção de fogões, confecção de roupas, entre outras.
Estas cooperativas em regra são constituídas por trabalhadores da área da saúde, mais diretamente, da área de preservação e recuperação da saúde humana.
A cooperativa de saúde surgiu no final dos anos 60 e expandiu-se de forma rápida, atualmente essas cooperativas atendem uma média de 24 milhões de pessoas.
Também conhecidas por cooperativas especiais, que tem em sua base pessoas que necessitam ser tuteladas ou que ainda estão em situação de desvantagem, como, por exemplo, deficientes.
O objetivo é inserir de forma social, profissional e econômica os membros, desenvolvendo a sua cidadania dando lhe maiores oportunidades.
Funcionando através de serviços sociais, sanitários e/ou educativos, mediante atividades comerciais, de serviços, agrícolas ou industriais.
Uma cooperativa de trabalho é constituída por pessoas de uma categoria específica de profissionais, como dentistas, por exemplo.
Com o objetivo de adquirir melhores condições de trabalho, como, por exemplo, espaço, insumos, entre outras, bem como, valores superiores de contratação dos seus serviços.
Essa modalidade de cooperativa é constituída por trabalhadores que se dedicam exclusivamente na prestação de serviços de transporte de cargas ou de passageiros.
As cooperativas de transporte podem ser de 4 formas:
Essas cooperativas prestam serviços turísticos, artísticos, de entretenimento, de esportes e de hotelaria.
Podendo atender de forma direta e prioritariamente os seus associados nessas áreas.
Tem como principal intuito estimular o desenvolvimento do potencial turístico da comunidade em que atua a cooperativa, mas sempre através de ações sociais e sustentáveis.
Para poder administrar de forma mais organizada e eficaz, qualquer negócio deve ter um sistema à disposição.
Um sistema de gestão faz com que os processos sejam realizados de forma mais concisa e completa.
E isto principalmente com os softwares da Soften, que oferecem ao empresário brasileiro mais facilidade e diversas funcionalidades.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…