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O Brasil enfrenta um grave problema de endividamento e inadimplência da população, devido aos resquícios da crise financeira da pandemia. Apesar de as coisas estarem se ajustando, as taxas observadas ainda são altas.
De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em maio de 2023, 78,3% das famílias brasileiras estavam com dívidas (em atraso ou não) em abril. A taxa é maior que a apresentada no mesmo mês no ano anterior (77,7%).
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Quando falamos apenas de inadimplentes, ou seja, os que estão com as contas vencidas em aberto, o número chega a 29,1%. Os que não teriam condições de pagar as dívidas somavam 11,6%.
Esse pode ser um cenário desanimador e até preocupante para os pequenos, médios e grandes empresários no país. Afinal, existe alguma forma de lidar com a inadimplência dos clientes? A cobrança recorrente pode ser uma ótima solução para quem tem se deparado com esse problema.
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A cobrança recorrente são aquelas realizadas de forma periódica e automática, apenas durante um período acordado entre a empresa e o cliente. Em outras palavras, são os “serviços por assinatura”, nos quais o consumidor paga apenas pelo tempo em que utiliza.
Ao contrário da opção de parcelamento, a cobrança recorrente aumenta as chances de fidelizar o cliente por se adequar às suas necessidades e ser mais prática. Nessa modalidade, não há a possibilidade de o cliente se frustrar ao passar meses pagando por algo que ele já deixou de utilizar.
Além disso, as taxas da cobrança recorrente normalmente são mais baixas e o valor não ocupa o limite do cartão de crédito.
Essa cobrança pode ser feita por meio do cartão de crédito, débito em conta ou emissão de boletos.
A cobrança recorrente por si só já é uma ótima forma de evitar que os clientes atrasem o pagamento de um serviço. Porém é possível aprimorar ainda mais essa ferramenta:
⦁ Seja claro com os consumidores sobre valores, prazos, consequências do não pagamento e qualquer outra informação importante.
⦁ Envie lembretes para avisar que a data de pagamento está se aproximando e informar se ele foi feito ou não.
⦁ Ofereça diferentes formas de pagamento e possibilidades de data de vencimento.
⦁ Invista em softwares que automatizam o pagamento para tornar o processo mais simples para sua empresa e o cliente.
⦁ Otimize o atendimento ao consumidor disponibilizando diversos canais, todos eficientes e acessíveis.
⦁ Implemente um sistema de inteligência que identifique as razões por trás da inadimplência dos clientes.
⦁ Forneça bons planos de recuperação para aqueles que deixarem os pagamentos vencidos.
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