Nesta semana o Governo Federal lançou uma nova ferramenta, a qual possibilita que os empregadores façam o download dos documentos transmitidos através do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), como dados sobre o cadastramento do empregado e do chefe, até a admissão e demissão, remuneração e afastamento do trabalhador, entre outros.
Vale lembrar que, ao final da transmissão de cada arquivo, o empregador receberá um recibo, porém, o limite de downloads por dia é de 12 pedidos, os quais ficarão disponíveis no site por até sete dias, após este período a consulta será excluída e o empregador precisará realizar um novo pedido, se necessário.
Os documentos poderão ser baixados em formato XML, que é o padrão das notas fiscais eletrônicas, mas, para ser lido de maneira apropriada pelo usuário, o arquivo precisa passar por leitores específicos.
No específico das nota fiscais eletrônicas, a Receita Federal liberou uma ferramenta de leitura, em contrapartida, o e-Social ainda não possui um leitor específico para esses arquivos, assim, o empregador ou empregado que precisarem visualizar algum arquivo baixado, deverão utilizar outros leitores online disponíveis.
É importante ressaltar que o e-Social Download está disponível para acesso no WEB do sistema (WEB Geral), direcionado a pessoas físicas e jurídicas mediante modos de tela simplificados, normalmente utilizados em celulares para economizar dados, mas, esta ferramenta ainda não está disponível.
Desta forma, apenas o titular ou responsável legal terão acesso ao menu de download.
Assim, o acesso mediante a busca no perfil ‘e-Social WEB’ será desativado a partir do dia 9 de novembro de 2020 (próxima segunda-feira), contudo, uma nova alternativa mais precisa para delegar poderes no e-CAC será disponibilizada.
1) No menu do eSocial, clique em “Downloads” e depois em “Solicitação”:
2) Selecione o filtro desejado:
3) Indique o período e informe o campo adicional de filtro (CPF, código de tabela etc.), se houver. Depois, clique em “Salvar”:
4) Para ver o resultado dos pedidos, utilize a opção “Consulta” do menu “Download”. O arquivo compactado com o todos os eventos XML da solicitação estará disponível para baixar na coluna “Ações”:
5) O conteúdo do evento e seu recibo estarão no mesmo arquivo, conforme estrutura do arquivo XML abaixo:
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por: Laura Alvarenga
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…