Imagem por @lovelyday12 / freepik
Uma das grandes preocupações da humanidade, e isso não é algo novo, é com o meio ambiente e os danos exagerados que diversos materiais causam ao planeta.
Por esse e diversos detalhes, a reciclagem é um tema que deve ser discutido por ser de extrema importância. No dia a dia, consumimos produtos e mais produtos, e as embalagens ou próprios componentes, devem ser devidamente descartados.
Além da reciclagem, uma outra questão importante e que impacta bastante o meio ambiente é a utilização de meios alternativos para conseguir energia elétrica. A energia solar, por exemplo, do ponto de vista humano é uma fonte sustentável e inesgotável!
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre a reciclagem de certos componentes e algumas fontes de energia alternativas. Acompanhe!
Antes de qualquer coisa devemos ressaltar a maior importância da reciclagem. É fato que objetos simples podem influenciar na decoração, mas o motivo principal é a preservação do meio ambiente.
Essas atitudes de conservação melhoram a qualidade de vida e reduzem a poluição do solo, água e ar. Para isso, na reciclagem podem ser aproveitados os seguintes produtos:
Basicamente composto de potes de azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro; potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens plásticas e sacolas de supermercado, são todos objetos domésticos.
Esses frascos, ao serem devidamente descartados, podem ser reaproveitados para que novos produtos sejam criados, reduzindo a quantidade de matéria-prima gasta.
Além disso, jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel; latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre e o próprio alumínio.
Além desses objetos, uma outra preocupação real é a reciclagem de eletrônicos! Conforme a tecnologia avança, diariamente novos itens são comprados e, consequentemente, antigos aparelhos passam a virar lixo.
O descarte desses objetos deve ser devidamente realizado nos locais corretos, para que os profissionais possam separar as partes reutilizáveis. Além disso, essas pessoas precisam de instruções e uniformes profissionais adequados, pois certos componentes são tóxicos!
Toda energia gerada a partir da luz e calor emitidos pelo sol recebe o nome de energia solar. Esse sistema de captação permite que sejam utilizados geradores de energia elétrica próprios, eliminando os gastos com eletricidade todo mês.
A energia solar pode ser convertida para a produção de energia elétrica e fazer com que diversos aparelhos funcionem, sendo luzes, tomadas, filtro de ar industrial e etc. Utilizando dois sistemas, e são eles: heliotérmico e fotovoltaico.
A energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação em energia elétrica. Ela é realizada por células chamadas de fotovoltaicas, normalmente compostas por silício.
Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, o sistema fotovoltaico não depende de um ambiente com um alto nível de radiação para funcionar, porém, a quantidade de energia depende das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens, maior a produção de eletricidade.
O sistema heliotérmico transforma os raios do sol em calor, e funciona geralmente como um aquecedor de água nas residências ou hotéis. Para isso, são utilizados painéis que refletem a luz solar e o concentram em um receptor específico.
O receptor é formado por um líquido, que é responsável pelo armazenamento do calor, aquecendo a água e produzindo vapor. Em usinas, por exemplo, esse vapor é responsável por movimentar turbinas e acionar geradores que produzem energia elétrica.
Como vimos ao longo deste conteúdo, pela preocupação com o meio ambiente, diversos recursos e ferramentas podem ser usados para isso.
Além de reciclar corretamente cada objeto, os eletrônicos possuem uma demanda que aumenta a cada dia, sendo indispensável a consciência de todos sobre a importância desse ato.
Fora isso, a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, e por ser abastecida pelo sol, pode ser considerada uma fonte inesgotável.
Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? Reciclar e utilizar fontes de energia alternativas, além de mais agradável ao meio ambiente, a energia solar pode ser uma solução para quem deseja economizar com eletricidade!
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…