A chave de acesso da nota fiscal, como o próprio nome sugere, é um código que dá acesso a todas as informações contidas em nota fiscal. Ele é único e nunca ser repete, permitindo diferenciar uma nota fiscal da outra.
Além disso, a chave de acesso é importante para uma série de fins, dando mais segurança e confiabilidade as notas, e é possível conferir vários dados só de analisar uma sequência numérica.
Leia Também: Obrigações tributárias acessórias poderão ser criadas por lei e com prazo de 90 dias
A chave fica na parte superior da versão para impressão da nota fiscal, geralmente logo abaixo do código de barra, é bem fácil identificar a chave de acesso no seu documento, já que o número vem após uma identificação escrita chave de acesso.
Caso o emissor da nota não tenha enviado o DANFe, é possível solicitar esse documento diretamente com ele, ou través da equipe de vendas da empresa ou pelo contador responsável.
o portal da Secretaria da Fazenda de cada estado, geralmente também disponibiliza um campo de acesso a informações da nf-e, e nele é possível verificar e descobrir a chave de acesso de uma nota, porém para isso é preciso ter um certificado digital válido e atualizado.
Outra opção é consultar a chave de acesso pelo arquivos ped, ele te dá todas as chaves e com ele você pode baixar o XML da nota, para acessar a versão de impressão do documento.
Por fim, a opção mais fácil para acessar essa informação é através de um sistema de gestão de documentos fiscais eletrônicos, através de um desses sistemas você pode consultar o que quiser de uma fiscal eletrônica e claro sua chave de acesso.
Leia Também: DMED 2023: aprenda como enviar esta obrigação
Sua sequência tem 44 algarismos e cada um representa diferentes informações da nota fiscal em questão, cada parte desse código contém um dado diferente.
Os dois primeiros dígitos se refere ao código do Estado da empresa emitente, os quatro seguintes corresponde a um ano e mês da emissão da nf-e, em seguida temos o CNPJ da empresa com 14 dígitos, então vem identificação do modelo e da serie da nf-e, depois os 9 dígitos que formam o número da nota, em seguida o digito que indica o tipo da emissão do documento, logo temos os 8 dígitos que formam o código numérico da chave, por fim temos o dígito verificador da chave de acesso da nf-e.
Para facilitar veja o exemplo:
53–1909–01442721000123–55–001–000005418–1–17417368–1
Ou seja:
Leia Também: Você sabe por que existe o NIS e como consultar o número pela internet?
Como eu disse, os dois primeiros números da nota, se refere ao código do Estado da empresa emitente, para saber de qual estado a nota foi emitida, basta conferir o numero correspondente:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…