Por suspeitas de fraude, as contas da poupança social da Caixa, que são usadas para pagamento do Auxílio Emergencial, foram bloqueadas. Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta, deverá se apresentar em uma agência bancária, com documento de identidade para regularizar o cadastro e desbloquear a conta.
A movimentação foi suspensa na terça-feira (21), o que levou a Caixa Econômica a divulgar uma nota esclarecendo:
![auxilio emergencial](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/lancamento_do_aplicativo_caixa_auxilio_emergencial_0407201848-1024x613.jpg)
“A Caixa esclarece que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, diz o banco em nota. A Caixa não informou quantas contas foram bloqueadas.
“o banco monitora continuamente as contas e acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os clientes”.