Você já parou para pensar qual é o valor percebido pelos clientes de serviços contábeis?
A percepção de valor é um conceito ligado a área de psicologia e que muitas empresas investem para tentar entender e melhor seus produtos e serviços aos consumidores e assim obter mais receitas e lucros.
Eric Almquist e uma equipe de pesquisadores da Consultoria Bain & Company, realizaram estudos por cerca de 30 anos para encontrar os atributos de valor que são levados em consideração pelos consumidores.
Vamos ver quais são e como utilizar essa pesquisa para alavancar o seu Negócio Contábil.
A pesquisa de Eric, envolveu estudos qualitativos e quantitativos, até chegar em 30 elementos de valor segundo a percepção de consumidores em produtos e serviços.
Esses elemento foram categorizados em 4 grupos: Funcional, Emocional, Mudança de Vida e Impacto Social. Eles foram dispostos em uma pirâmide inspirada no modelo de hierarquia de necessidades de Maslow.
Assim como Maslow, que classificou em sua Pirâmide o comportamento humano partindo de suas necessidades mais básicas para as mais complexas, Eric também fez em sua pirâmide. Assim ele tentou descrever o comportamento do consumidor no seu consumo de produtos e serviços.
Após se chegar a estes 30 elementos, os pesquisadores ainda precisavam comprovar se eles realmente tinham impacto nas empresas.
Foi utilizada a empresa Reserch Now que testou os atributos em cerca de 10 mil consumidores americanas, avaliando cerca de 50 empresas. A pesquisa focou em capturar a percepção de cada elemento de valor das empresas e compará-los com índices de NPS (Net Promoter Score, saiba mais sobre esse indicador e como aplicá-lo neste texto).
A pesquisa conseguiu comprovar três de suas premissas:
Dito isso vamos ver como aplicar essa pesquisa em escritórios de contabilidade.
Antes de sair pensando nos atributos é importante entender quais são os atributos relacionados ao setor de escritórios contábeis.
Vamos fazer isso, observando o que normalmente o setor oferece de forma mais geral. Com isso chegamos a estes atributos:
Todos esses atributos são funcionais e básicos, e o primeiro passo é identificar se o seu escritório atende bem nesses elementos.
Vamos nos recordar que na pirâmide de Maslow, as pessoas, somente após realizar as atividades fisiológicas (comer, respirar, beber água, etc) é que ela começam a pensar em segurança, relacionamento, estima e realização pessoal.
O mesmo devemos realizar aqui, entregando estes atributos funcionais da melhor forma e reforçando eles.
Feito isso, chega o momento de elevar os atributos dos serviços que são prestados, criando valor para o empresário e gerando mais receita e lucro.
De acordo com a pesquisa, elementos na parte de cima da pirâmide são percebidos com maior valor do que os elementos funcionais.
Então se o objetivo é ter um negócio valorizado, gerando receita e principalmente saindo da competição por preço devemos elevar os atributos dos serviços prestados pelos nossos escritórios.
É claro que nenhuma empresa consegue atingir os 30 atributos, e isso não seria adequado em termos de custo. O ideal é pensar quais fazem mais sentido para a sua empresa e que dá para realizar com os recursos atuais.
Sei que é complicado, mas para ajudar vamos ver algumas sugestões.
Bem, quis nestes atributos demonstrar que é possível criar um serviço contábil com alta percepção de valor.
A percepção de valor é um tema muito atrelado a psicologia. Quando falamos disto para um escritório contábil a dúvida sobre o que gera o valor é ainda maior.
Mas através das pesquisas de Eric Almquist da Consultoria Bain & Company isso se tornou mais simples. Ele construiu uma pirâmide com 30 atributos e comprovou que as empresas que possuem mais atributos possuem consumidores mais fiéis e mais receita.
Com isso o escritório contábil consegue tanto reforçar atributos atuais como avançar em outros que aumentarão a receita e a lucratividade do escritório ao longo do tempo.
Via ContaAzul
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…