Investimentos

Saiba como evitar golpes financeiros em investimentos

Para alcançar a independência financeira e garantir o crescimento do patrimônio, muitos investidores buscam por investimentos que prometem um retorno financeiro rápido e com riscos menores, ainda mais em um cenário com a taxa básica de juros em 2% ao ano.

Porém, é preciso cuidado para não cair em golpes financeiros que vão desde pirâmide financeira até a atuação de falsos agentes autônomos de investimento.

De acordo com Ricardo Czapski, assessor de investimentos da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos, é importante pesquisar sobre o mercado financeiro e seguir algumas orientações para fazer uma escolha assertiva na hora de investir.

“O investidor precisa desconfiar de investimentos com alto rendimento e baixo risco, sendo importante pesquisar informações como liquidez, prazo e rentabilidade. Ter uma visão crítica é fundamental para entender os riscos e as vantagens que o investimento oferece para o investidor, minimizando assim, as chances de ter prejuízo nas finanças”, ressalta Czapski.

Fonte: Google

Neste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebeu mais de 200 denúncias de fraudes financeiras até julho, além disso uma pesquisa realizada no ano passado pela Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 11% das pessoas afirmaram já terem perdido dinheiro em esquemas de investimentos fraudulentos.

Entre os golpes financeiros mais comuns estão os das pirâmides financeiras, transações com criptomoedas, falsos profissionais de investimentos, entre outros.

Portanto, é importante buscar informações em órgãos oficiais, verificar se o profissional possui certificação e se a instituição financeira é reconhecida.

“Cada investimento possui regras e prazos para serem resgatados, por isso é preciso estar atento as promessas de rápido retorno e nunca tomar uma decisão por impulso. Nesse caso, contar com o auxílio de um profissional especializado pode ajudar a identificar as melhores opções no mercado financeiro”, finaliza Ricardo Czapski.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago