Se você está criando ou começando um negócio, com certeza sabe que a presença da sua marca nas redes sociais é uma estratégia comercial e de marketing fundamental. O Instagram é uma rede social com mais de um bilhão de usuários ativos e uma das mais importantes para dar visibilidade à sua empresa.
Mas nem todos sabem como explorar o potencial do Instagram comercial. Como conquistar seguidores, criar relacionamentos e aumentar as vendas? As respostas a essas perguntas podem ser o diferencial para a sua marca. Vamos lá?
Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua conta no Instagram, vamos abordar os principais tópicos para que você tenha os melhores resultados. Vamos aprender juntos a tirar o máximo dessa ferramenta.
O primeiro passo é criar uma conta a partir de um e-mail e de uma senha segura. Ah, claro, se você ainda não utiliza o aplicativo, baixe-o do Apple Store ou do Google Play Store. Depois de criar a conta, tudo precisa ser bem pensado. Tudo o que você fizer a partir de agora pode impactar nos resultados esperados.
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Por isso, escolha um nome de usuário que facilite o entendimento de quem está acessando e, se você usa outras redes sociais, procure utilizar o mesmo nome para facilitar que todos encontrem seu novo perfil.
Na descrição do seu perfil, seja claro e identifique brevemente o seu negócio e inclua as hashtags que você deseja associar à sua empresa. Lembre-se que é como uma porta de entrada e será lida por todos os usuários que entrarem por ela.
Além da descrição, inclua uma foto de perfil. Muitas vezes, no Instagram para empresas, é o logotipo da marca. Pense em facilitar a identificação pelo público.
Pronto, conta criada. Vamos começar a movimentá-la!? Um primeiro passo para a anunciar sua presença na rede é começar a seguir outros perfis. Procure aqueles que influenciam o seu negócio ou segmento, seus clientes e outras organizações relevantes. Uma boa estratégia, também, é comentar fotos de outros usuários para aumentar a sua visibilidade.
Se sua empresa já tem presença em outras redes, comunique que também está no Instagram e convide para que sigam sua marca.
Antes de você começar a publicar para crescer no Instagram, é bom estabelecer claramente seus objetivos para que seus posts estejam alinhados com o que você deseja alcançar com seu perfil. Como empreendedor, você sabe que suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. Dentre as possibilidades, você pode definir, por exemplo: aumentar o número de vendas de seus produtos; ampliar o tráfego para o seu site; melhorar a percepção sobre sua marca; promover a satisfação de seus clientes; atrair talentos para sua organização ou, ainda, estabelecer relacionamentos com influenciadores. Pensadas as metas, vamos aos conteúdos!
Para crescer no Instagram, em primeiro lugar, abandone a ideia de que o seu perfil comercial pode funcionar do mesmo modo que a sua conta pessoal. Você vai precisar planejar a utilização, e os conteúdos esporádicos e aleatórios devem ficar reservados ao seu perfil pessoal.
Para alcançar resultados positivos, você deve considerar quatro questões essenciais:
Ao contrário da sua rede social, em que você posta quando lhe dá vontade, na sua conta comercial você vai precisar encontrar um equilíbrio e manter a regularidade. Um equívoco muito comum é exagerar no número de postagens, achando que isso vai aumentar o alcance. Para você conseguir equilíbrio no número de postagens e manter regularidade, uma boa maneira é testar postagens em diferentes intervalos de tempo e de horários e, depois, rastrear os resultados.
Descobertos os melhores horários e dias, crie um cronograma de postagens e acompanhe o que será postado e quando.
Para manter seu perfil atraente para seu público e para auxiliá-lo no alcance de suas metas, é muito importante a utilização adequada do Instagram. Então, procure temas que sejam atraentes e procure diversificá-los. Ninguém gosta de mesmice.
Qual a linguagem que está melhor alinhada com o seu negócio ou produto? Ela pode ser formal, pode ser mais descolada e utilizar gírias, por exemplo. Isso depende do seu posicionamento. Pense também em quais hashtags você promove e se há um padrão de imagem seguido por suas publicações. Isso tudo define o seu estilo e ajuda a criar uma imagem da sua marca no Instagram.
Relacionamento é tudo! Interaja com seu público, responda sempre aos comentários e curta fotos de seus clientes. Siga outras contas no Instagram. Manter o seu público conectado e respondido em suas demandas é um sinal de respeito e uma das formas de ampliar o engajamento.
O Instagram é uma rede social na qual o visual é extremamente importante. Ela foi criada para compartilhar fotos e vídeos e oferece vários recursos para isso. A sua página vai ser a sua vitrine, por isso, é importante pensar como um vitrinista. Crie consistência visual, utilize os mesmos padrões de cores, filtros e de estilo de fotografia. Assim, você vai criando identidade visual, e o seu usuário passa a reconhecer a sua marca automaticamente, pois elas seguem o mesmo estilo.
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Assim como o cuidado que você vai ter com suas fotos, escolha conteúdos relevantes, que sejam de interesse do seu público. E, atenção, nem sempre eles precisam estar ligados diretamente ao o que sua empresa desenvolve.
As hashtags criadas, como já mencionamos aqui no texto, são ferramentas muito exploradas no Instagram e podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade. Mas, cuidado, assim como postar excessivamente pode ser um tiro no pé, criar muitas hashtags, também. Pense naquelas que podem ajudar a identificar o seu produto e as utilize nas suas postagens e sugira que seus clientes a usem, também, quando publicarem sobre sua marca. Assim, novas pessoas e futuros seguidores poderão descobrir a sua empresa e o que você faz.
Se você chegou até aqui, já percebeu que planejar e definir uma estratégia para o uso do Instagram podem alavancar muito o seu negócio. Criar a sua própria identidade é o melhor caminho. A utilização básica é simples – foto, filtro e legenda. Pronto? Bem, dá para explorar um pouco mais os recursos dessa ferramenta.
Apesar de esta rede social ser basicamente de imagens, uma legenda bem escrita é uma oportunidade de melhorar a mensagem. Texto conciso e correto é muito importante.
Numa mesma postagem, você pode colocar até dez imagens, além de explorar vídeos. A combinação entre foto e vídeo pode ser muito relevante para aumentar o engajamento do público. Diversifique e monitore os resultados.
Além do que você vai postar no seu feed (que é a sua vitrine), você pode explorar o Instagram Stories. É uma ferramenta que permite a publicação de imagens e vídeos que ficam publicados por apenas 24 horas. Nessas publicações, você pode ser mais informal e buscar uma humanização das suas postagens.
Os stories do Instagram revolucionaram a maneira como os usuários utilizam a rede. Oferecem inúmeras possibilidades de promover interação com os usuários. Com os Stories, você pode:
Para alavancar ainda mais a sua audiência no Instagram, você pode buscar a contribuição de influenciadores do seu segmento. Ao associar a sua marca a essas personalidades, a tendência é que você ganhe um maior reconhecimento. Entretanto, nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é a melhor alternativa. O que interessa é o engajamento, o nível de interação que ele tem com seu público.
Para obter resultados de forma rápida, uma boa opção é o investimento em anúncios pagos. Ao utilizar essa estratégia, sua postagem pode alcançar pessoas que não seguem o seu perfil. Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento de sua marca ou obter mais visitas ao seu site, por exemplo, os anúncios pagos podem ser uma ótima solução. Mas, mais uma vez, fica o alerta para o equilíbrio. Não desembolse o seu investimento todo de uma vez. Frequência e regularidade também são importantes.
Ao criar uma conta comercial no Instagram, o aplicativo permite o acesso ao Instagram Insights, que dá acesso a métricas importantes. Com elas, você poderá mensurar e ajustar a sua estratégia, se for o caso.
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Você terá acesso:
Além dessas métricas, você também terá acesso a informações sobre o seu público, como porcentagem entre homens e mulheres, faixa etária, localização, dias da semana e horários que seus seguidores ficam mais tempo on-line e quantos usuários começaram ou deixaram de seguir o seu perfil, entre outros. Bacana, né? Monitorando bem, você pode ser muito certeiro nas suas postagens e alavancar grandes resultados.
Além disso, a conta comercial vai te oferecer métricas específicas para você mensurar as publicações do seu feed e dos seus stories. Com tudo isso, você pode comparar as publicações que deram mais resultado e focar em ampliar ainda mais a sua meta.
Agora que você já sabe tudo sobre como alavancar seu negócio no Instagram, conta com a gente para cuidar da contabilidade.
Fonte: Contabilizei
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