Fique Sabendo

Saiba como receber o PIS/Pasep pelo aplicativo Caixa Tem

Previamente, é preciso entender que tanto o PIS quanto o Pasep são benefícios concedidos aos trabalhadores brasileiros os quais são pagos conforme o tempo de contribuição do funcionário. No entanto, estes possuem uma distinção, não só na sigla, mas como para quem é destinado. 

Neste sentido, o PIS é concedido aos empregados da rede privada e repassado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil (BB). Vale ressaltar que ambos podem ser acessados na conta poupança digital ou em caixas eletrônicos. 

Esclarecido isto, o recebimento do benefício pelo Caixa Tem ocorre de maneira automática para empregados da iniciativa privada. Isto porque o aplicativo nada mais é que uma conta digital da Caixa.  

Assim sendo, no momento em que o governo conceder o PIS, automaticamente o valor irá para o app, para verificar isto, basta acessar o extrato da plataforma. 

Em relação aos servidores públicos, a quantia do Pasep pode ser acessada diretamente pelo aplicativo do BB. Além disso, também pela plataforma, é possível solicitar uma transferência dos valores para o recebimento no Caixa Tem. 

Para isto, abra o aplicativo do Banco do Brasil e busque pela opção “transferência”. Feito isso, basta informar o número da conta e seu tipo, a agência, o tipo de transferência e o CPF do recebedor do valor. Em seguida será solicitado a quantia desejada para a operação, bem como a data da transferência e a senha do banco. 

Quem recebe o PIS/Pasep?

Por fim, vale acrescentar que os trabalhadores (da iniciativa privada ou pública) devem estar enquadrados em algumas regras exigidas para o recebimento do benefício. Neste sentido, primeiramente é necessário estar inscrito há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep, e ter trabalhado por ao menos 30 dias de carteira assinada durante o ano base. 

Além disso, têm direito ao benefício apenas aqueles que receberam, em média, até dois salários mínimos. Por fim, é preciso que as informações do trabalhador tenham sido adequadamente repassadas ao RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). 

Ps: Vale ressaltar que o valor recebido no PIS/Pasep será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base, de modo que o máximo é equivalente ao salário mínimo vigente, pago a quem trabalhou durante todos os 12 meses que compõem o ano. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago