Saiba como se contabiliza adiantamento de clientes

Neste artigo vou mostrar Como Contabilizar Adiantamento De Clientes. Por vezes, as empresas podem receber de seus clientes, valores a título de adiantamentos.  Esses valores se dão por ocasião de compras de produtos ou mercadorias que eles realizam e que ainda serão produzidos ou entregues para revenda ou ainda para futuras prestações de serviços.

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Como Contabilizar Adiantamento De Clientes

Vamos tomar como exemplo uma empresa que recebe um adiantamento de um determinado cliente no valor de R$ 10.000,00 por conta de uma venda de mercadorias no valor total de R$ 30.000,00.

Contabilização do adiantamento:

D – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 10.000,00
C – Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) 10.000,00

Contabilização da entrega da mercadoria através de venda por meio de nota fiscal:

D – Clientes (Ativo Circulante) 30.000,00
C – Receita de Vendas (Conta de Resultado) 30.000,00

Deve haver também a baixa do estoque, o CMV e os respectivos impostos sobre venda.

D – CMV (Conta de Resultado)
C – Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
D – Impostos s/vendas (Conta de Resultado – ICMS, PIS e COFINS)
C – Impostos a Pagar (Passivo Circulante – ICMS, PIS e COFINS)

Contabilização da baixa do adiantamento:

D – Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) 10.000,00
C – Clientes (Ativo Circulante) 10.000,00

Contabilização do saldo do cliente:

D – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 20.000,00
C – Clientes (Ativo Circulante) 20.000,00

Base Legal:

  • Lei nº 11.941/2009
  • Lei nº 6.404/1976

Matéria: Como contabilizar

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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