FGTS / Imagem por @gustavomellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
Em decorrência dos impactos socioeconômicos da pandemia do Covid-19, como o aumento da taxa de desemprego, muitos cidadãos se viram endividados, seja pelo atraso de contas ou por débitos gerados na contratação de serviços financeiros.
De todo modo, hoje, existem algumas soluções que podem limpar o nome cidadão na praça, dentre elas está o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Vale ressaltar que hoje já é comum utilizar o saldo do fundo para o pagamento de dívidas.
No entanto, é preciso ressaltar que o acesso ao FGTS é permitido apenas em situações pontuais. Ou seja, o saque do dinheiro para o pagamento de dívidas é possível sob condições específicas.
A solução mais imediata, é o resgate parcial do fundo através do saque-aniversário. A modalidade permite a retirada de parte do dinheiro do fundo, anualmente, no mês de nascimento do cidadão.
No entanto, o saque-aniversário é opcional, ou seja, é necessário comunicar a Caixa Econômica Federal, para começar a sacar o fundo desta maneira. Isto pode ser feito através dos seguintes canais:
Assim sendo, além do saque-aniversário, e do emergencial liberado pelo Governo frente aos impactos da pandemia, o trabalhador pode ter acesso ao fundo nas seguintes situações:
Importante! Vale ressaltar que para aqueles que não se encaixam nas condições descritas acima, pode ser uma opção contratar um empréstimo consignado disponibilizado pela Caixa, que utiliza o FGTS como garantia.
Por fim, confira algumas atitudes que quando seguidas a risca, podem manter seu nome limpo, fora de órgãos como Serasa e SPC e de quebra contribuem para uma boa gestão financeira:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…