Chamadas

Saiba como verificar se seu nome está negativado

Ter o nome negativado (popularmente conhecido como nome sujo), pode complicar a vida de uma pessoa. Isso porque, você deixará de ter acesso a linhas de crédito, não sendo possível contratar os serviços de cartão de crédito, abrir crediário e etc.

Estar com o seu nome inscrito em órgão de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa dificulta sua vida financeira. Para ter novamente chances de ter acesso a créditos, a melhor maneira é limpar seu nome.

O que leva uma pessoa a ter o nome negativado? Uma das principais razões são as dificuldades financeiras que acontecem por causa de algum imprevisto. Também acontece quando a pessoa não controla seus gastos, deixa de pagar contas por não dar importância a datas de vencimento.

Só existe uma maneira de sair de uma dívida e não ter mais o nome nos órgãos de proteção ao crédito, é quitar todas as contas em aberto.

Dívidas com bancos também é algo que requer muito cuidado, pois os juros podem ser muito altos. O primeiro passo que um banco faz é cancelar os talões de cheque de clientes com restrição e deixar de oferecer a estes devedores serviços relacionados ao crédito. Ou seja, não oferecem mais, por exemplo, o cheque especial.

Para você saber se existe alguma dívida no seu nome, basta fazer uma consulta usando o número do seu CPF. Essa consulta poderá ser feita através dos sites de proteção ao crédito.

Uma dessas consultas pode ser feita através do Serasa, que oferece o serviço utilizando o CPF de forma gratuita.

Acesse o site da Serasa;

Clique em “Consultar CPF grátis”;

Cadastre-se, caso ainda não tenha o registro;

Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;

Entre com seu login e senha;

Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

Mutirão para quitar dívidas

Quem tem dívidas com bancos ou financeiras têm até o dia 30 de novembro para negociar os valores na plataforma gov.br/consumidor. O Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começou na segunda-feira (1º) e termina no dia 30.

A oportunidade está aberta para pessoas físicas que não tenham optado por incluir bens, como automóveis e imóveis, como garantia.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

51 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago