Algumas pessoas desconhecem como é possível obter o auxílio Salário-Família no INSS. São pais que as vezes tem 2 ou três filhos e não sabem como conseguir esse benefício.
Outra dúvida é se o funcionário tem direito quando é contratado ou tem que pedir. O trabalhador deverá apresentar a certidão de nascimento do filho ou filhos para que a empresa tenha o conhecimento de que ele tem direito ao Salário-Família.
O pagamento passa a ser efetuado a partir da apresentação da certidão de nascimento dos filhos para a empresa, que irá informar a assessoria de comunicação da Secretaria da Previdência do Ministério da Economia.
Para começar, vamos explicar, que o Salário Família do INSS é um benefício pago ao empregado, inclusive ao empregado doméstico e o trabalhador avulso.
Desempregados, contribuinte individual, trabalhador autônomo sem carteira assinada, não terão direito ao Salário Família.
Recebe o beneficio, quem tem filhos menores de 14 anos, exceto no caso dos filhos que tenha algum tipo de deficiência. Para este caso, não há limite de idade, sendo que a deficiência deverá ser comprovada por uma pericia médica realizada por um médico do INSS.
Os aposentados com filhos menores de 14 anos também têm direito ao salário-família. Nesse caso, é preciso que o homem tenha mais de 65 anos e a mulher, mais de 60 anos.
De acordo com a emenda constitucional 103/2019, que deu origem a Reforma da Previdência, deixa claro que será um valor único para o Salário-Famíla.
Porque antes da reforma, os valores pagos eram diferentes de acordo com a faixa salarial do beneficiário. Mas, em 13 de novembro de 2019, todos os segurados passaram a receber um valor único.
O valor do Salário-Família é reajustado sempre em 1° de janeiro de cada ano com base no reajuste do INPC. Atualmente, o valor único da cota do Salário-Família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade é de R$ 48,62 para o segurado que recebe mensalmente uma remuneração de até R$ 1.425,56.
É obrigatório que os filhos estudem e estejam com a caderneta de vacinação em dia.
Além dos documentos pessoais, será necessário apresentar:
Principais requisitos:
O aposentado ou qualquer outra pessoa que estiver recebendo benefício da Previdência Social, o valor do Salário-Família será pago como acréscimo no próprio benefício.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…