Quando se fala em conteúdo estratégico na internet, muitas pessoas associam apenas esse conteúdo à aplicação de técnicas de SEO, com foco nas palavras-chave.
Mas o que geralmente ocorre é que essa preocupação em aplicar técnicas ao conteúdo, o torna sem identidade, ou seja, sem valor para o público.
Um dos atributos de um conteúdo de qualidade é ser interessante e, para isso, é preciso que o texto tenha personalidade, seja único, demonstre autoridade, ou seja, conhecimento no assunto tratado.
A consultoria de comunicação, Biquara Contents, orienta como trazer identidade aos conteúdos e esclarece sobre o que torna um conteúdo sem identidade.
Para transmitir a identidade através do conteúdo, um dos fatores fundamentais é o relacionamento próximo entre os responsáveis do negócio e aqueles que escreverão os textos.
O conteúdo sem identidade é aquele em que as informações estão dispostas de qualquer maneira, sem preocupação com um fator muito importante: o leitor.
O conteúdo sem identidade, repleto de palavras-chave, se torna não apenas incoerente do ponto de vista estrutural do texto, mas completamente distante do público.
A sensação do leitor é a de que está diante de um texto robótico, que talvez tenha sido produzido por máquinas e não por pessoas.
Quando se escreve um conteúdo é preciso refletir que alguém vai ler aquele texto, portanto, é fundamental que apresente “linguagem humana”, parece absurdo ler isso? Mas saiba que o que mais se encontra na internet são conteúdos sem “alma”, ou seja, incapazes de gerar conexão emocional em quem lê.
Diferente do conteúdo sem identidade, o texto de qualidade apresenta relevância, ou seja, é importante para quem lê.
Quando o leitor se depara com um conteúdo, quer de alguma maneira a resposta para algumas de suas questões, deseja encontrar o caminho, portanto, esse conteúdo precisa ser importante para quem lê, deve apresentar soluções.
Um dos fatores que torna um conteúdo relevante é a utilidade, conforme já mencionado, a pessoa precisa identificar que aquele texto de alguma maneira a auxiliou.
O conteúdo sem identidade na internet possui algumas características, como:
Mas vale lembrar que há conteúdos longos e altamente relevantes na internet, mas no caso do conteúdo sem identidade, o que se encontra são repetições em excesso, há um volume grande de texto, apenas com o intuito de “enrolar” quem lê e repetir muitas vezes uma palavra ou frase-chave.
Se alguém começa uma leitura de um conteúdo sem identidade, tem a sensação de que está sendo enganado e logo abandona a leitura, é como se aquele texto nunca chegasse ao objetivo que propõe, se o título diz que a pessoa aprenderá a formatar um trabalho acadêmico, por exemplo, não há absolutamente nenhuma orientação prática no conteúdo, apenas enrolação e, no final, o produto e serviço anunciado.
O principal foco de um conteúdo sem identidade é vender, mas estranhamente não se utiliza de nenhuma estrutura ou linguagem que aproxime o leitor da marca, para que possa ser despertado para uma compra.
O que as pessoas buscam são conteúdos que se assemelhem a um “conselho” de amigo, ou seja, desejam conteúdos envolventes, aprofundados, não querem ter a sensação de que o texto só tem “iscas” para vender ou “enganar”, aliás, o que as pessoas procuram em um conteúdo é verdade e transparência.
Por Biquara Contents, consultoria de comunicação
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…