Nesta segunda-feira, dia 27, o INSS publicou as novas regras nos empréstimos salariais para pensionistas e aposentados. Essas novas regras dizem respeito ao bloqueio e desbloqueio de empréstimo consignado INSS.
A partir destas novas regras será permitido fazer o bloqueio e desbloqueio por meio do Meu INSS, mas para isso é preciso ter um cadastro mais completo no sistema Gov.br.
Para se obter o empréstimo será preciso atingir o nível prata ou ouro a partir do sistema Gov.br. Quanto mais o cadastro estiver completo, maior será o nível.
Para ter um cadastro mais completo, o segurado deve permitir o cruzamento de outras bases de dados e leitura de QR Code ou código de acesso.
O que é conta Gov.br?
A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Ela oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br. Este serviço é gratuito.
Como criar uma conta no Gov.br?
Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site.
Você só irá precisar do seu CPF e seguir todos os passos
Como aumentar os meus níveis?
Você pode aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
O que são selos de confiabilidade?
Os Níveis de Autenticação tem como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permite flexibilidade para realização do acesso. Possuem a divisão:
- Nível Comprovado – Ouro
- Nível Verificado – Prata
- Nível Básico – Bronze
Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e consistem em orientar para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficiais de governo, por meio das quais permitirão a utilização da credencial de acesso em sistemas internos dos clientes e serviços providos diretamente ao cidadão.
Uso possível para os níveis e os selos é o aumento da confiança cadastral pelos serviços para aplicar controle de acesso às funcionalidades mais críticas.
O mapeamento entre nível e selo será apresentado para determinar como o sistema integrado deverá receber a conta do cidadão.
Bloqueio e desbloqueio de empréstimos consignado INSS
De acordo com as novas regras será exigido o envio de documento oficial com foto pelo Meu INSS. Antes, o envio do documento era opcional. A apresentação do documento também passa a ser obrigatório nos atendimentos presenciais.
Antes das novas regras era possível realizar esses procedimentos Meu INSS a partir do nível bronze. Esse nível é considerado básico e é atingido apenas acessando o portal e respondendo uma série de perguntas sobre o histórico trabalhista e por validações feitas pelo sistema da Previdência Social.