Após a substituição do FGTS-GRE pelo GFIP, essa sigla ainda causa dúvidas em diversas pessoas. Quem precisa entregar esse documento? Que informações ele precisa conter? Por que ele existe? Quais seus benefícios? Como funciona o GFIP? Vamos explicar cada uma desses questionamentos a seguir.
GFIP significa Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (INSS). Ela foi criada para substituir a Guia de Recolhimento do FGTS-GRE e surgiu em 1999 como um documento a ser entregue por todas Pessoas Jurídicas.
Resumindo, essa guia tem duas funções principais:
Ela é muito importante por ser o principal meio de comprovação de todas as remunerações recebidas pelos funcionários por parte da empresa, bem como o tempo total de contribuição deles. Afinal, a dificuldade de comprovar o tempo de empresa, os salários e os benefícios recebidos é um dos maiores motivos pelos quais os trabalhadores perdem os direitos trabalhistas.
Logo, a GFIP assegura que eles terão os benefícios garantidos pelo INSS. Além disso, podemos elencar os principais objetivos da GFIP::
Dessa forma, os principais benefícios que foram introduzidos pela GFIP, além da garantia das leis trabalhistas, foram a simplificação do processo do Fundo de Garantia e a segurança de que os dados, tanto da empresa como dos trabalhadores, são acessados com exclusividade pela Previdência Social.
Os dados contidos na GFIP são fundamentais para que a Previdência Social tenha em seu sistema um registro de todos os empregados, portanto toda Pessoa Jurídica precisa entregar este documento mensalmentequando:
A guia precisa ser preenchida e entregue até o 7º dia útil do mês seguinte após a data do fato gerador e até o dia 31 de janeiro do próximo ano quando a GFIP conter os dados do 13º salário.
Se houver a necessidade de recolhimento do FGTS por tempo de serviço, a GFIP desse fato gerador precisará ser entregue até o 7º dia útil do mês após o trabalhador ter sido dispensado.
Para enviar o documento GFIP, a empresa precisa utilizar o software do governo chamado SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social).
É por meio desse aplicativo que o empregador vai poder consolidar os dados financeiros e cadastrais para gerar as guias de recolhimento do FGTS. A entrega é realizada digitalmente por meio de um canal da Caixa Econômica Federal chamado Conectividade Social.
Você sabe que tempo é dinheiro. Por isso, investir em um software que entende a rotina do seu escritório e que integre Folha de Pagamento, Contabilidade e módulos Fiscal e Patrimonial vai trazer mais eficiência ao seu negócio.
Via sage
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…