Adquirir uma motocicleta pode ser bem vantajoso, pela praticidade que o veículo oferece, além de ser algo muito almejado por muitas pessoas. No entanto, por questões financeiras, atingir a tão sonhada meta pode ser um problema, justamente, por muitas vezes o indivíduo não ter o dinheiro cheio para compra.
Contudo, não é nenhum segredo que assim como automóveis, motos podem ser financiadas, todavia, ainda sim, o interessado na contratação do serviço precisa atender determinados critérios para que seja possível a compra do veículo desta maneira.
Neste sentido, assim como em outros serviços de crédito, antes de conceder um financiamento, empresas realizam uma análise no perfil do cliente. Esta consulta serve para verificar o risco de crédito que a operação apresenta, ou seja, se o contratante costuma honrar suas dívidas.
Para ficar mais claro, quando uma pessoa possui um score baixo junto aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.), ela será considerada um mau pagador. O cenário claramente muda à medida que a pontuação aumenta, pois, este indivíduo passará a ser visto com “bons olhos” pelas instituições financeiras, ou seja, alguém que dificilmente não honrará com os débitos.
Nesta mesma perspectiva, também será avaliado o poder aquisitivo do cliente, até porque, é preciso estar ciente se a pessoa possui condições financeiras de bancar as dívidas geradas.
Score necessário para financiar sua moto
Caso a empresa entenda que sua renda é perfeitamente capaz de arcar com dívida gerada no financiamento, em geral, basta que você tenha a pontuação mínima exigida para contratar o serviço, o que dependerá de fatores como o histórico financeiro, se as contas são pagas em dias, entre outros.
O score do Serasa, por exemplo, diz respeito a uma pontuação que vai de 0 a 1000, e é classificada da seguinte maneira:
Pontuação | Classificação do Score |
de 0 a 300 | Baixo |
de 301 a 500 | Regular |
de 501 a 700 | Bom |
de 701 a 1000 | Muito bom |
Em geral, empresas financiadoras costumam exigir um score igual ou superior a 501 pontos, ou seja, ser minimamente “Bom”. Caso esta pontuação não tenha sido atingida por você, determinadas atitudes podem levar o aumento do seu score, como:
- Mantenha suas informações atualizadas na plataforma e crie um Cadastro Positivo;
- Pague em dia contas como luz, aluguel, condomínio, plano de celular, etc.;
- Evite gastos desnecessários e novas dívidas;
- Consulte e atualize seu CPF;
- Limpe seu nome;
- Entre outras medidas.
Ps: Cabe salientar que ainda sem a pontuação necessária, uma entrada mais alta no financiamento pode levar a empresa a fechar o acordo.
Como consultar seu score?
A consulta no Serasa é simples e prática, além de ser gratuita. Neste sentido, basta acessar o aplicativo ou site Consumidor Serasa e cadastrar as informações solicitadas, tais como: CPF, endereço, e-mail e telefone.
Na plataforma, será possível verificar seu histórico financeiro, dívidas abertas em seu nome, bem como seu score atual.