Saiba o que muda com a ISO da Inovação e como obter a certificação

A ISO 56001, que estabelece normas claras para a gestão de processos de inovação, publicada na terça-feira (10/09), traz um diferencial para as empresas que forem certificadas. O selo reforçará a reputação das organizações como líderes dos setores em que atuam e garantirá vantagens competitivas, atraindo clientes, investimentos e parcerias estratégicas. Além disso, a ISO 56001, diz Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria em inovação e desempenho, assegurará que os processos de inovação sejam constantemente avaliados, permitindo que as organizações alcancem resultados mensuráveis.

 “As empresas devem buscar a certificação ISO 56001 porque ela não apenas valida seus processos de inovação, mas também demonstra para o mercado, clientes e parceiros que a organização adere aos mais altos padrões internacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, essa certificação pode ser um diferenciador crucial, facilitando o acesso a novos mercados e aumentando a confiança dos clientes em produtos e serviços inovadores”, diz Miranda.

Saiba como conseguir a certificação

Para obter a certificação ISO 56001, Miranda explica que as empresas devem demonstrar que possuem um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) que atenda a todos os requisitos da norma, como ter políticas claras de inovação, alocação de recursos suficientes, lideranças comprometidas e capacidade de adaptação de práticas de inovação a mudanças no ambiente externo.

O CEO da G.A.C Brasil também esclarece que o tempo para conseguir a certificação pode variar, dependendo da estrutura de cada organização. “Esse prazo depende da maturidade dos processos de inovação da empresa e do grau de conformidade inicial com os requisitos da ISO 56001. Geralmente, a preparação para a certificação leva cerca de seis meses, incluindo o tempo necessário para ajustar processos, treinar equipes e passar pela auditoria externa”.

A G.A.C. Brasil oferece, com plataforma e metodologia exclusivas, um diagnóstico do estágio de inovação de cada empresa, mostrando o grau de adequação à ISO 56000 e como esta norma internacional por impulsionar os resultados de inovação das empresas.

Conheça as principais dificuldades para obter o selo

Segundo Rodrigo um dos entraves que as empresas podem enfrentar ao buscar a certificação é a necessidade de uma mudança cultural e organizacional significativa. “O processo de implementação vai demandar que as empresas alinhem seus processos, práticas de gestão e cultura organizacional com os princípios de gestão da inovação, o que pode ser desafiador em ambientes onde a inovação não é vista como parte central da estratégia de negócios”, finaliza.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago