Um dos maiores desafios das organizações é manter as contas em dia, para garantir a sustentabilidade do negócio. É por isso que, na contabilidade do futuro, o cálculo correto dos impostos é tão importante: ele ajuda a garantir a saúde financeira da organização.
De outro modo, o contrário também é verdadeiro: falhas nos cálculos de impostos podem custar caro para as empresas. Em alguns casos, dependendo do tamanho da multa, se torna difícil até planejar e viabilizar financeiramente o crescimento.
Neste contexto, o papel do contador do futuro é fundamental. Ele precisa acompanhar as mudanças na legislação tributária para oferecer um serviço contábil de alta qualidade.
Sabendo deste desafio, elaboramos esse post para entender por que os contadores erram e como eles podem evitar determinadas falhas.
Quer saber mais? Continue lendo esse texto!
No Brasil, o sistema tributário é altamente complexo. Com regimes e incentivos especiais, isenções, suspensões, deduções e muitos impostos. Mais precisamente, são 93 tipos diferentes de tributos.
Além de tornar a gestão contábil das empresas cara, na prática o gerenciamento tributário exige um esforço do contador do futuro.
Como se não bastasse, a alta carga de impostos também limita as oportunidades de crescimento das organizações.
De acordo com o Doing Business 2020, estudo anual que mede como as leis e regulamentações promovem ou restringem as atividades empresariais, o Brasil ocupa o 124° no ranking dos países com mais facilidade para fazer negócios.
A posição confirma que o país ainda precisa evoluir muito para descomplicar a gestão tributária. Enquanto isso não acontece, é preciso entender por que os contadores erram.
Com tantas mudanças, o contador do futuro tem, sim, dificuldades de acompanhar essa dinâmica. Para realizar suas entregas com eficácia, ele deve ter um conhecimento vasto não só do código tributário brasileiro. Muitas vezes, precisa conhecer a realidade de todos os países com os quais seus clientes fazem negócios.
A falta de tempo para estudar as regras e regulamentos que permanecem em constante mudança é uma das razões. Contudo, não serve de justificativa para o cliente. Até mesmo porque os erros custam dinheiro, um recurso que os profissionais tributários são pagos para proteger.
Em 2019, uma série de mudanças tributárias foram realizadas no Brasil. As alterações fiscais exigem que o contador do futuro estude e se atualize. Somente desta maneira ele terá condições de identificar a melhor maneira de adequar o negócio do cliente.
A seguir, elencamos algumas das mudanças que, certamente, confundiram os contadores e estão exigindo adaptação.
Novo pacote XML: essa mudança marcao lançamento do novo layout do programa de envio de NF-e, NFS-e e outros documentos fiscais aos servidores. Novos campos foram incluídos impactando na rotina contábil de empresas que usam a plataforma.
Fornecimento de dados: esta alteração impactou, principalmente, o micro e pequeno empresário. Isso porque desde 2019 a quantidade de informações exigidas aumentou. Ou seja, é fundamental que o contador do futuro garanta precisão na entrega das informações. Além disso, um sistema contábil integrado, para facilitar os registros, faz toda a diferença.
Alterações no Simples Nacional: em 2019, o Simples Nacional sofreu uma série de alterações. O número de tabelas de alíquotas, por exemplo, diminuiu de 6 para 5. Novas faixas de alíquotas também foram criadas. Além disso, novas atividades, tais como indústria ou comércio de bebidas alcoólicas, serviços médicos e representação comercial, também podem adotar o Simples Nacional como regime.
Uma nova alteração aconteceu no mês de março por conta do coronavírus. As empresas poderão adiar em três meses o pagamento do Simples Nacional.
Para as empresas, gerenciar os impostos com precisão e pagá-los dentro do prazo é indispensável. Qualquer falha na gestão contábil pode resultar em multas e outras penalidades. Dependendo do tamanho do prejuízo, é possível, inclusive, que um erro de contabilidade produza impacto na saúde financeira e no crescimento da organização.
Por isso, o contador do futuro precisa se esforçar para evitar erros na apuração de impostos e na entrega das obrigações fiscais.
Caso contrário, o seu cliente pode pagar um preço alto, direcionando tempo, dinheiro e recursos para resolver questões tributárias que deveriam ter sido feitas de maneira correta.
Dentre os erros mais comuns é possível destacar alguns:
O fato é que os erros tributários podem comprometer as operações de uma empresa de várias maneiras. Hoje e na contabilidade do futuro, o contador precisa garantir que tudo seja entregue dentro dos requisitos da legislação tributária.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Domínio Sistemas
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…