Os contribuintes que entregarem a declaração do Imposto de Renda neste ano devem estar atentos para não jogar fora alguns documentos importantes que podem ser solicitados pela Receita Federal no futuro.
De acordo com o coordenador de impostos da IOB da Sage Brasil, Valdir Amorim, é necessário preservar os informes de rendimento e o recibo da declaração que foi enviada para a Receita Federal.
Para aqueles que realizam a declaração no modelo completo, Amorim ressalta a importância de guardar os gastos referentes aos pagamentos que foram deduzidos do imposto, tais como as despesas com saúde e educação.
O coordenador afirma ainda que o Fisco recomenda que os documentos sejam guardados pelo prazo de, no mínimo, cindo anos após o exercício financeiro da entrega da declaração.
— Nós estamos entregando neste ano a declaração de 2016 em 2017. […] Então, o documento só vai prescrever a partir de 2023.
Outra recomendação de Amorim é guardar também os documentos referentes a imóveis alugados, veículos financiados e compra e venda de imóvel. Ele explica que a medida permite que não se tenha problema caso a Receita venha a cruzar os dados com os declarados com cartórios e imobiliárias.
Confira a lista dos documentos necessários para declarar Imposto de Renda.
1) Rendas
2) Bens e direitos
3) Dívidas e ônus
4) Renda variável
5) Informações gerais
6) Pagamentos e doações efetuados
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…