Muitos podem não saber, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concede diversos tipos de aposentadoria, cada um com regras e requisitos específicos, para além dos critérios mais conhecidos referentes a idade mínima ou o tempo de contribuição. Dentre as modalidades, está o benefício voltado a trabalhadores acometidos por alguma doença, ou que sofreram um acidente.
Estamos falando da aposentadoria por incapacidade permanente, ou como ela é mais conhecida, aposentadoria por invalidez. Em suma, o benefício é voltado aos segurados que ficaram incapacitados de exercer suas funções de trabalho permanentemente, como o nome sugere.
Cabe enfatizar este último ponto, pois, é justamente, este critério que difere a aposentadoria do auxílio-doença, que por sua vez, é concedido quando a perícia constata que a condição é temporária. Isto é, caso a incapacidade seja permanente, o trabalhador terá direito de se aposentar.
Não existe uma categoria definitiva de doenças que darão o direito à aposentadoria por invalidez, todavia, a legislação prevê uma lista de doenças que dispensa a necessidade da carência de 12 meses, exigida para concessão do benefício.
Vamos explicar melhor, os detalhes mais pertinentes referente ao recebimento do provento. Sendo assim, continue sua leitura e entenda quando é possível se aposentar por invalidez.
A aposentadoria por invalidez, não estabelece uma regra por idade mínima, entretanto, possui regras relacionadas a incapacidade do trabalhador e contribuições realizadas junto ao INSS. Entenda abaixo, cada um dos critérios exigidos para se aposentar por invalidez.
Como já brevemente dito, em algumas ocasiões, o segurado não precisará ter realizado o mínimo de 12 contribuições para se aposentar por invalidez. Em suma, a dispensa da carência pode ocorrer em basicamente três casos: doenças ocupacionais (quando o diagnóstico esta diretamente relacionado ao trabalho), acidente de trabalho ou de qualquer natureza e doenças graves previstas na lei.
Doenças que dispensam a carência de 12 meses
Além das enfermidades de natureza ocupacional, existem doenças de caráter crônico, grave e irreversível que excluem a exigência da carência para aposentadoria por invalidez, conforme previsto no artigo 26 da da Lei 8.213/91, saiba quais são:
Assim como em outras modalidades do benefício, o segurado deverá reunir uma série de documentos para solicitar a aposentadoria por invalidez. Confira a documentação essencial:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…