A redução de custos na empresa é o ponto de partida para aumentar a lucratividade. No Brasil, país em que a carga tributária já é uma vilã conhecida, mitigar custos equivale necessariamente a realizar um planejamento tributário, com o objetivo de não só reduzir o pagamento dos impostos, como ajustar procedimentos internos, conferir obrigações tributárias enviadas ao fisco e prevenir a empresa contra eventuais multas fruto de fiscalizações, tudo isso respeitando a legislação tributária vigente.
Estudos apontam que a carga tributária brasileira é alta, se considerarmos a forma como são aplicados os recursos em educação, saúde, transporte e segurança. Afinal, pagamos mais impostos que muitos países desenvolvidos, sem que isso reverta em serviços públicos de mais qualidade. No final, são as empresas que acabam pagando a conta pela má gestão do dinheiro que entra nos cofres do governo.
Portanto, quem busca alternativas para diminuir os custos operacionais deve ter, na contabilidade e na gestão tributária, suas principais aliadas. Essas alternativas serão mostradas a partir de agora, então, leia atentamente até o final e veja como fazer para “amansar” o Leão e lucrar mais!
Redução no pagamento de impostos
Imagine que sua empresa opera em diversos estados brasileiros e, por força de sua abrangência territorial, paga elevadas somas na forma de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Trata-se de um imposto cujas alíquotas são determinadas pelos estados, ou seja, cada um estipula um percentual diferente.
Não seria interessante se sua empresa encontrasse um meio para operar apenas nos estados que cobram menos ICMS ou que tivessem uma filial em locais cuja a operação interestadual possui carga tributária mais elevada do que a operação interna dentro do mesmo estado, e ainda, pelo menos, concentrasse as operações onde as alíquotas são menores?
Pois essa é uma forma de realizar a chamada elisão fiscal. Com essa prática, sua empresa reduz o pagamento de impostos com base na lei, transferindo atividades ou modificando suas operações de forma a reduzir a tributação.
Esse é um dos principais papéis da contabilidade, planejar, orçar, controlar, corrigir de maneira eficiente tornando possível a redução de custo de forma legal.