Os trabalhadores vão poder sacar o PIS de R$ 1.212 até o dia 29 de dezembro de 2022, na Caixa Econômica Federal. Os recursos estão destinados para quem atua em empresa privada.
Para ter direito ao benefício é preciso ter trabalhado por 12 meses seguidos no ano-base 2020.
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970 que buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa.
No entanto, os servidores públicos também foram contemplados através do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), instituído pela Lei Complementar n° 8/1970, com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
Os trabalhadores com carteira assinada que estiverem cumprindo os seguintes requisitos:
Quem trabalha na iniciativa privada pode fazer uma consulta por meio do aplicativo Caixa Tem ou aplicativo Caixa Trabalhador (disponíveis para Android e iOS).
O cidadão também pode ter acesso a informações em relação ao PIS pelo telefone 0800 726 0207 (atendimento Caixa).
Outro acesso às informações sobre o programa estão disponíveis nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e da Previdência.
Para os trabalhadores que são correntistas da Caixa, o pagamento do benefício acontece via conta corrente ou poupança Caixa. O trabalhador também pode ter acesso ao benefício por meio do app Caixa Tem.
Para sacar o valor em espécie, é preciso possuir o Cartão Cidadão e senha. Neste caso, basta se dirigir aos caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Para quem não possui o Cartão Cidadão, basta ir a uma agência da Caixa, tendo em mãos um documento oficial com foto e CPF.
Terão direito ao Pasep os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).
O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base de 2020.
O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os demais podem optar por fazer uma transferência do seu abono para outro Banco.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…