Fique Sabendo

Saiba se alguém está vigiando seu WhatsApp e veja como se proteger

Já não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Entre os brasileiros, o app já se estabeleceu como o principal meio de comunicação através de trocas de mensagens. 

Nesta linha, o aplicativo oferece diversas vantagens e funções aos seus usuários, além da plataforma, conter sistemas de segurança próprios, todavia, ainda assim é preciso muito cuidado ao utilizar o Whatsapp. 

É de suma importância garantir a proteção de suas informações pessoais, de modo a evitar futuros transtornos, até porque, em casos de suspeita de golpes ou “espionagem”  de suas mensagens, todo cuidado é pouco. 

Em relação a este segundo ponto, chegando ao tema central deste artigo, vale ressaltar que acessar sem consentimento dados sensíveis e pessoais de outra pessoa infringe a lei, de maneira que tal prática é considerada um crime, independente se o espião é um parente ou amigo. 

Como saber se estou sendo espionado?

É comum se depara com uma sensação de estar sendo espionado, de modo que as suspeitas se direcionam até mesmo para amigos e parentes. Nestes casos há basicamente dois meios de alguém acessar suas informações. 

É possível concluir que ou a pessoa tem acesso ao seu celular, ou conta, ou está utilizando um programa específico para acessar as mensagens do aplicativo. Mediante as suas deduções a uma série de medidas que podem garantir a sua proteção. 

5 medidas para a proteção das suas informações

Dentre as medidas que podem ser tomadas, algumas são voltadas à precaução e outras direcionadas a certeza ou até mesmo a dúvida que estão de vigiando. Confira: 

  1. Garanta que ninguém terá fácil acesso ao seu aparelho celular;
  2. Estabeleça senhas tanto para o aparelho quanto para o aplicativo. A plataforma já disponibiliza a criação de uma senha que será cobrada eventualmente;
  3. Se certifique que não há mais nenhum aparelho conectado ao aplicativo. Na função Whatsapp Web, é possível conectar seu quadro de mensagens em um computador. É importante sempre desconectar após o uso;
  4. Acesse o histórico de mídias do aplicativo. Desta maneira, é possível saber com quem você tem trocado mensagens, assim podendo identificar informações suspeitas;

Atenção a esta última dica, restaure o aparelho nas configurações de fábrica. Em caso de dúvida, isto já eliminará o acesso do espião. Importante fazer um backup das informações mais essenciais.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago