Em meio às vicissitudes que podem acometer a vida, há momentos em que a solidariedade do sistema financeiro se faz presente de forma tangível. A notícia que ecoou na última sexta-feira, dia 25, trouxe um sopro de alívio para os moradores das cidades de Pilar, no Alagoas, e de Campo Novo e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
A Caixa Econômica Federal, com sua missão de servir à população, liberou um saque de R$ 6.220, um montante que equivale a quase cinco vezes o salário mínimo em vigor. Contudo, esse valor não é apenas uma quantia em cifras, mas sim um suporte para aqueles que enfrentam adversidades originadas por forças da natureza.
O significado desse ato vai além das questões econômicas, ultrapassando os dígitos exibidos nas contas bancárias. Ele se revela como um gesto de empatia por parte da instituição, compreendendo as dificuldades que a natureza por vezes impõe.
Vendavais, enchentes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos – essas manifestações imprevisíveis e avassaladoras podem alterar o curso da vida em questão de instantes. A modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade se insere como uma mão amiga estendida na hora da necessidade.
Leia também | Como É Calculado A Multa De 40% Do FGTS?
Apesar da variação no prazo para a retirada dos fundos, dependendo da localidade (detalhes abaixo), as regras permanecem uniformes para todos os trabalhadores. Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Caixa, a possibilidade de saque está aberta àqueles que possuem saldo no FGTS e não realizaram resgates motivados pela mesma circunstância em um período inferior a 12 meses.
Nessa linha, para os lugares impactados em Pilar, o limite para a solicitação do saque se encerrará no dia 7 de outubro. Enquanto isso, em Campo Novo, a modalidade permanecerá acessível até o dia 22 de outubro. Por fim, os residentes de São José do Norte têm até o dia 8 de novembro para formalizar o requerimento de saque dos recursos.
O trabalhador pode solicitar o saque do FGTS Calamidade de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência CAIXA. Confira a seguir, como fazer a sua solicitação.
Aplicativo do FGTS:
Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:
Para fazer o download do APP FGTS ou para obter maiores informações através do Guia Rápido do APP FGTS, o trabalhador deve acessar o link abaixo.
Agência da Caixa
Sendo necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir:
Conteúdo por Jornal Contábil, com informações da Caixa Econômica Federal
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…