Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ano que vem o salário mínimo será reajustado e com isso já adiantamos que o INSS, PIS/Pasep e seguro-desemprego mudarão seus valores. No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.
A proposta do governo para o congresso nacional foi reajustada em 4,3%. Este aumento não será tão grande assim, atualmente o valor é de R $1.100 para R $1.147.
Para ocorrer este valor, é usado como base a inflação do ano anterior, a estimativa é que a projeção do índice nacional de preços ao consumidor é que a inflação continue em 4,3% em 2021.
Com este cenário que estamos vivendo em decorrência a pandemia, a economia e a crise sanitária, poderá ter um aumento na inflação, consequência disto é o aumento de alimentos e outros produtos.
Cerca de 65% dos cidadãos brasileiros que contribuem para a previdência social, recebem o valor de um salário mínimo, logo com o reajuste esses cidadãos também sofreram reajuste.
O valor atualmente é de R $6.433, passando para R $6.624, logo o limite a ser levado à justiça também será maior.
Para o abono salarial do PIS/Pasep, os funcionários recebem por ano um salário mínimo, este também sofrerá um reajuste no ano que vem, 2022. Logo se o valor do salário mínimo for R $ 1.147 , o abono também corresponderá a este valor.
O seguro-desemprego é feito sob a média salarial do funcionário, só tem direito o trabalhador que foi desligado da empresa sem justa causa.
Nestes dois últimos grupos que citei são pagos com um salário-mínimo, mas suponho que o Congresso Nacional apoia a proposta do novo piso nacional, receberá em 2022, e R $1.147, em outros casos, no momento o limite é de R $1.813,03.
Por Laís Oliveira.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…