Salário no sábado? Descubra se você tem direito!

Dúvida recorrente entre os trabalhadores no Brasil, o sábado é considerado um dia útil, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas não é por isso que deve-se trabalhar aos sábados. Na verdade, quem decide isso é o empregador. 

Apesar da lei considerar o sábado como dia útil, há muita discussão sobre se os trabalhadores devem ou não desempenhar suas funções nesse dia.

O pagamento do salário é feito no quinto dia útil do mês. Além disso, o cálculo de dias úteis é necessário em uma série de questões trabalhistas. Todavia, os sábados podem entrar no cálculo de dias úteis? O que acontece se um pagamento de salário cair no sábado?

Vamos explicar a legislação vigente e as questões envolvidas no sábado como dia útil.

Sábado pode ser considerado um dia útil?

De acordo com a CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, sábado é, sim, considerado dia útil para receber seu pagamento. Está garantido no artigo 459.

Isso quer dizer que, mesmo que você trabalhe apenas de segunda a sexta, o sábado será considerado um dia útil não trabalhado.

Como contar 5 dias úteis para pagamento de salário?

Quando o quinto dia útil do mês cai em um sábado, muitos trabalhadores entram em dúvida sobre o que acontece. Não precisa.

Se a empresa puder fazer o pagamento no sábado, ou seja, a empresa tem expediente aos sábados, ele será realizado no sábado. No caso de empresa que não tem expediente aos sábados ou que faz o depósito por transferência bancária, o pagamento deve ser antecipado para a sexta-feira imediatamente anterior ao sábado.

O que acontece se a empresa pagar após o 5º dia útil?

Segundo a Súmula 381 do TST, ou do precedente normativo 72:

“O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º.”

Portanto, se a empresa pagar o salário dos trabalhadores após o quinto dia útil deverá acrescentar a correção monetária no valor do pagamento. Já se ultrapassar 20 dias de atraso, o empregador terá que pagar uma multa de 10% sobre o salário.

E se o sábado cair em um feriado?

Os feriados não são considerados dias úteis. Por isso, se o quinto dia útil cair em um sábado, mas esse dia é um feriado, então você receberá apenas na segunda-feira.

Algumas empresas, diante desses casos, acabam adiantando o pagamento para sexta feita, porém não se trata de uma obrigação.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

MEI: 7 benefícios que provavelmente você não conhece

Se você é ou quer se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), saiba que existem diversos…

1 hora ago

Perguntamos para três IAs (Gemini, ChatGPT e DeepSeek) se a profissão de contador vai acabar nos próximos anos. Veja o resultado!

As três IAs (Gemini, ChatGPT e DeepSeek) apresentaram análises semelhantes sobre o futuro da profissão…

3 horas ago

Contadores: O que é preciso para ser bem avaliado por clientes e fornecedores

Os contadores desempenham um papel fundamental no sucesso de empresas e profissionais autônomos. Além de…

3 horas ago

Revenge Quitting: O Que Leva Funcionários a Pedir Demissão por Vingança?

O termo "revenge quitting", ou demissão por vingança, tem ganhado destaque no cenário corporativo brasileiro,…

3 horas ago

Imposto de Renda: aprenda como receber a restituição primeiro!

Se você está ansioso para receber a sua restituição do Imposto de Renda (IR) em…

4 horas ago

INSS: Bancos mantêm consignado suspenso mesmo após mudanças

No final de 2024, diversas instituições financeiras estavam solicitando o aumento da taxa máxima de…

14 horas ago