Chamadas

Saque-aniversário do FGTS chegará ao fim para Ministério do Trabalho

Se depender do Ministério do Trabalho, em especial do ministro Luiz Marinho, o saque-aniversário do FGTS deve acabar o mais rápido possível. Para ele, a modalidade vai totalmente contra a ideia de reserva de emergência ao qual o Fundo de Garantia é caracterizado.

Apesar do ministro se posicionar contra a modalidade, a proposta enfrentará grandes desafios no Congresso Nacional, afinal, parte dos deputados federais e parte dos senadores são totalmente contras o fim do saque-aniversário.

Audiência na Câmara foi remarcada

A audiência pública conjunta marcada na na Câmara dos Deputados foi cancelada ainda no inicio do mês. As Comissões de Trabalho e Legislação Participativa iriam discutir os planos do governo sobre o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O saque-aniversário, que foi estabelecido pela Lei 13.932/19, permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo do FGTS todo ano, no mês de seu aniversário. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, expressou desacordo com essa possibilidade. Ele acredita que essa retirada compromete o propósito do FGTS como fundo de garantia e investimento em habitação, saneamento e infraestrutura.

Leia também | Trabalhador Terá Pagamento Via Pix Diretamente Do Saldo Do FGTS

A audiência foi solicitada pelos deputados Evair Vieira de Melo (PP-ES), da Comissão de Trabalho, e Leonardo Monteiro (PT-MG), da Comissão de Legislação Participativa. Evair Vieira de Melo argumentou que o saque-aniversário é uma opção voluntária para tomadores de crédito, oferecendo segurança e taxas competitivas no mercado. Ele também mencionou que propor o fim dessa modalidade não é vantajoso para os trabalhadores nem para o mercado de crédito.

Por outro lado, Leonardo Monteiro acredita que, apesar das boas intenções dos legisladores, o saque-aniversário está se tornando prejudicial para os trabalhadores. Muitos estão usando esse saque como um 14º salário, o que pode resultar em um saldo menor quando realmente precisam. Além disso, se forem demitidos sem justa causa, terão que esperar 25 meses para sacar o Fundo daquela empresa.

A discussão sobre o saque-aniversário do FGTS gera opiniões divergentes, com diferentes perspectivas sobre seus impactos nos trabalhadores e na economia.

Lembrando que o projeto com as mudanças, que pode levar ao fim o direito de sacar parte do FGTS no mês de aniversário, foi assinado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e está previsto para ser enviado à Câmara até o fim de agosto.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago