Uma afirmação do novo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), gerou grande repercussão por parte dos trabalhadores. Isso porque Marinho afirmou que o governo do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai acabar com o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Com a notícia de que o saque-aniversário irá acabar, muitos trabalhadores rejeitaram a afirmativa do novo ministro do Trabalho, enquanto outros acharam realmente interesse o fim da modalidade de saque.
Todavia, devido à notícia do possível fim da modalidade de resgate anual dos trabalhos, muitas pessoas estão se perguntando quando o saque-aniversário vai acabar, se isso acontecerá este ano e quem será afetado.
Essas dúvidas acabaram surgindo, pois, o calendário de pagamentos de 2023 começou a disponibilizar o saque na última semana, logo, caso o governo acabe com a modalidade, milhares de trabalhadores podem perder o saque que já era esperado para este ano.
A afirmação do ministro Luiz Marinho sobre o fim do saque-aniversário ocorreu no último dia 4 de janeiro. Contudo, devido às proporções e reações dos trabalhadores, já no dia seguinte Marinho voltou atrás em sua fala.
No dia 5 de janeiro, o novo ministro do Trabalho e Emprego afirmou que a modalidade do saque-aniversário será foco de “amplo debate”, entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.
“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, disse o ministro em sua conta pessoal no Twitter.
Dessa forma, ainda não há nenhuma previsão de quando o saque-aniversário vai acabar, ou se de fato a modalidade irá se encerrar. Em todo caso, mesmo que o governo opte pelo fim da modalidade, é bem possível que ela continue com o calendário de 2023, para evitar prejudicar aqueles que fazem aniversário no final do ano.
Enquanto o governo estudará ao longo do ano, junto ao Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais, quanto a um possível fim do saque-aniversário, o calendário de 2023 segue disponível para consulta. Veja:
Vale lembrar que a adesão ao saque-aniversário é opcional, ou seja, os trabalhadores são quem decidem, por conta própria, se querem ou não participar da modalidade de saque.
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde direito ao saque-rescisão, que é o saque liberado quando o cidadão é demitido sem justa causa.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…