O dinheiro do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pode ser utilizado para realizar o pagamento de impostos como IRPF, IPVA, IPTU. Esta ação foi proposta pelo Projeto de Lei (nº 1518/2019) que tramita na Câmara dos Deputados.
O projeto é de autoria da deputada emedebista Daniela do Waguinho (RJ). De acordo com o texto, a alteração visa permitir a movimentação do saldo da conta vinculada pelos titulares do FGTS, para amortização ou quitação de dívidas tributárias.
Desta forma, poderá realizar o saque de até 50% do saldo, desde que comprovada a impossibilidade de quitação dessas dívidas de imposto cobrados pelo governo, a exemplo do IPVA, IPTU e Imposto de Renda.
Em compartida, a atual Lei do FGTS já prevê que pode ser realizado o saque do valor nos casos de demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria e aquisição de imóvel.
A autora da PL declara que com a iniciativa o trabalhador passa a ter uma nova opção para saque, quando observado que está impossibilitado de quitar as dívidas. Desta forma, o fundo de garantia torna-se uma reserva financeira compulsória, proporcional ao tempo de serviço.
Além disso, seu principal objetivo é socorrer esse cidadão em caso de desemprego involuntário. Ainda é pontuado que deveria ser observado o saque para outras questões.
A deputada defende que o FGTS um importante indutor das políticas públicas, que impulsionam a atividade econômica. E, com essa menor preocupação, os trabalhadores terão o uso do valor para quitar as dívidas tributárias, e se livrar da inscrição na dívida ativa.
A autora também esclarece que os recursos provenientes dessa movimentação deverão ser transferidos diretamente à Fazenda pública. Sendo assim, irá acontecer após indicação, pelo titular, do tributo a ser pago.
Apresentado pela deputado em 14 de março de 2019, o texto teve no dia 4 de abril a apreciação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com proposição sujeita a outras conclusões.
E, no mesmo dia, projeto foi encaminhado para publicação inicial. Atualmente, o PL aguarda designação do relator na CTASP.
Com informações FDR.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…