Chamadas

Saque emergencial do FGTS será liberado este mês?

Diariamente recebemos perguntas de nossos leitores sobre a liberação do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2021. O saque emergencial surgiu como medida de contenção financeira adotada pelo governo, após o primeiro surto da pandemia de Covid-19.

O saque emergencial do FGTS permitiu que todo trabalhador que tivesse saldo vinculado as contas do fundo pudessem resgatar até um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020) das contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos anteriores) vinculadas ao contrato de trabalho do cidadão.

Fonte: Google

Saque emergencial em 2021

A possibilidade de liberação do saque emergencial este ano, surgiu ainda no final do ano passado, quando o governo vinha elaborando um plano de contingência para o enfrentamento da pandemia com a virada do ano.

Dentre as decisões tomadas pelo governo frente a pandemia este ano, o saque emergencial do FGTS era uma das medidas cogitadas. Além disso, com a virada do ano, membros do governo declararam que os primeiros dias do ano seriam primordiais para que o governo pudesse viabilizar o saque emergencial.

Entretanto, do início do ano para cá, pouca informação veio a ser debatida sobre a liberação do saque emergencial do FGTS, que acabou ficando no esquecimento para muitos brasileiros.

E quando o saque será liberado?

Após uma grande espera por parte dos trabalhadores, o Ministério da Economia, em nota, comunicou que o governo não possui interesse na liberação do saque emergencial em 2021.

O saque emergencial do FGTS serviria de apoio com o fim de diversos programas emergenciais, no entanto, conforme nota, o governo vem adotando uma série de medidas de maior impacto aos cidadãos mais vulneráveis, como o auxílio emergencial, antecipação do 13º salário do INSS, BEm, dentre outros programas, e é neste quesito que o governo deve permanecer centrado.

Além disso, a liberação do saque emergencial do FGTS poderia se tornar de risco para a sustentabilidade do fundo, pois em 2019 o governo já havia liberado o saque imediato do fundo, em 2020 veio o saque emergencial, e uma nova liberação de saques este ano, poderia comprometer a estabilidade do programa.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago