Finanças Pessoais

Saúde Financeira em 2020: Dicas de como conquista-la

Você sabia que pequenas mudanças ou mudanças simples podem trazer impactos muitos positivos para a sua vida? O mesmo se aplica ao mundo das finanças. Para manter sua saúde financeira em dia em 2020, você precisa mudar alguns hábitos e se atentar a alguns pontos. Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio. Acompanhe e anote!

1- Controle todos os seus gastos

As vezes ou, na maioria das vezes, você vai realizando compras sem perceber. Por isso que, é muito válido anotar todas as despesas que você tem, sejam fixas ou variáveis para controlar as saídas. Isso pode ser feito em um caderno, planilhas ou aplicativos. Consulte a fatura do extrato constantemente e faça comparativos com os outros meses, para analisar como andam as suas finanças, se tem conseguido controlar os gastos e fazer escolhas mais conscientes baseadas em prioridades.

2- Tenha uma poupança

Nunca sabemos quando teremos gastos extras, por isso que é muito importante ter um planejamento financeiro e se organizar. Poupar uma quantidade de dinheiro todo mês é muito importante para evitar imprevistos.

Além disso, guarde um dinheiro para os gastos do começo do ano como IPTU, IPVA, rematrículas, anuidades, materiais escolares, dentre outros. Se antecipar a esses gastos trará mais tranquilidade no começo do ano. Outra vantagem de guardar dinheiro é obter descontos no pagamento à vista e ter mais liberdade para investir em momentos prazerosos que te tragam bem-estar como viagens, restaurantes, etc.

3- Cancele alguns cartões de crédito

Se você tem mais de um cartão de crédito, avalie se realmente é necessário. Manter duas ou mais contas de cartão de crédito ativas podem ser gatilhos para você comprar mais. Evite ter mais de dois cartões e corte o limite do cheque especial para não gastar o que não tem e pagar juros altos lá na frente. Ter um único cartão facilita o controle dos gastos, uma vez que você tem todos os dados de entradas e saídas concentrados em um único extrato.

4- Renegocie suas dívidas

No caso de ter dívidas para pagar, é hora de encará-las e procurar renegociar. Ao conversar com o credor seja sincero e fale sobre situação financeira e quanto pode pagar. Mostre que está disposto a quitar suas dívidas e sugira o aumento do número de parcelas ou diminuição dos juros.

5- Evite comprar por impulso

Essa deveria ser a lei maior da contabilidade. A compra por impulso é uma das premissas dos brasileiros. O brasileiro já é conhecido por comprar por desejo e não por necessidade. Avalie e pense duas, três vezes se for necessário antes de realizar uma compra. Se for realmente necessário pesquise entre duas ou mais lojas para fazer a escolha mais adequada ao seu orçamento.

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Se você por si só não conseguir administrar suas finanças, a Contmais, escritório de contabilidade em Campinas pode te ajudar.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

5 minutos ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

18 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

46 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

57 minutos ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

59 minutos ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

1 hora ago