Categories: DestaquesNews Yahoo

Se prepare: Faltam 30 dias para início da entrega do Imposto de Renda

Neste ano, prazo vai de 2 de março a 28 de abril. Contribuinte deve se antecipar

 

Na primeira semana deste ano, a Receita Federal divulgou o cronograma do Imposto de Renda Pessoas Física (IRPF 2017). De acordo com o calendário, o prazo de entrega para o IRPF 2017 começa no dia 2 de março e vai até o dia 28 de abril. Um pouco antes, em 23 de fevereiro, o programa gerador de declaração será disponibilizado no site da Receita. Já a regulamentação ainda será publicada.

Até lá o contribuinte deve preparar seus documentos para a declaração. Pode parecer precoce, mas quanto antes isso for feito, menos correria mais para a frente. Lembrando que entregar a declaração logo no início do prazo, possibilita que o contribuinte esteja nas primeiras listas de restituição, que vão de junho a dezembro.


Documentos para a declaração

– Informes de rendimentos financeiros; de rendimentos do trabalho assalariado e não assalariado; de rendimentos de aposentadoria e pensões.
– Relação das rendas recebidas decorrentes de aluguéis, heranças, doações, indenizações, ações judiciais, resgate de FGTS, pensão alimentícia e rendimentos do exterior; de pagamentos efetuados a outras pessoas físicas, decorrentes de prestação de serviços ou pensão alimentícia; e documentos comprobatórios de empréstimos concedidos ou tomados.
– Documentos referentes a operações imobiliárias (compra, venda, permuta, por exemplo); relação de bens e direitos adquiridos e/ou alienados durante 2016, com os dados do comprador ou do vendedor, bem como do bem ou direito.
– DARF com recolhimento de antecipações de IR (carnê-leão ou mensalão, para quem usou), livro-caixa e os documentos comprobatórios dos lançamentos nele efetuados, recibo ou nota fiscal de despesas médicas, odontológicas, hospitalares e com educação.
– Relação dos dependentes, com todos os documentos que comprovam recebimento de receitas e pagamento de despesas e CPF daqueles que tenha idade igual ou superior a 14 anos.
– Guias com o recolhimento do INSS patronal de empregada doméstica (se houver); posição dos empréstimos concedidos e tomados em 31/12/2016; documentos comprobatórios de obras e reformas de bens imóveis realizadas em 2016; comprovantes das doações realizadas, com benefício fiscal ou não; demais documentos para preenchimento dos demonstrativos: Atividade Rural, Moeda Estrangeira, Renda Variável e Ganho de Capital.

 

Bem Paraná

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

30 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago