Durante a Black Friday, as transações comerciais no Espírito Santo totalizaram aproximadamente 741 milhões de reais, dos quais 394 milhões de reais foram relativos ao comércio presencial e 347 milhões de reais ao e-commerce.
É o que apontou a avaliação feita pela Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco) e a Gerência Fiscal (Gefis), da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Segundo o gerente de Atendimento ao Contribuinte, Augusto Dibai, “O volume transacionado durante a Black Friday, neste ano, foi representativo por dois motivos principais: o primeiro é o aumento de 54% nas vendas do e-commerce – no ano passado, foram R$ 225 milhões –, muito superior à inflação do período. Logo, podemos dizer que houve aumento real nas vendas. O segundo ponto é que essa data foi muito boa também em 2020, quando houve a vigência do auxílio emergencial, ou seja, a comparação já se deu sobre uma base forte”.
Os dados apontam que produtos alimentícios também tiveram destaque nesta Black Friday.
Mais de 6 milhões de reais são usados em diversos rótulos de cerveja, além de leite, arroz, chocolate, óleo de soja e outros produtos vendidos em grandes quantidades.
O auditor fiscal e subgerente de Setores Econômicos, Lucas Calvi de Souza, acrescentou que: “Nos casos de eletrônicos ou linha branca, observamos que o e-commerce congrega o maior volume de vendas. Um único modelo de smartphone apresentou R$ 4,7 milhões em vendas”.
Nesta Black Friday, a Sefaz analisou as vendas do varejo de rua no Espírito Santo e as vendas online aos consumidores capixabas.