O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é uma ferramenta elaborada pela Caixa para o empregador. O SEFIP é gratuito e torna o procedimento de arrecadação regular do FGTS mais rápido e seguro.
A ferramenta é voltada a todas as pessoas físicas, jurídicas e contribuintes assemelhados à empresa, que recolhem o FGTS. O sistema é encarregado por fixar as informações cadastrais e financeiras dos contribuintes e trabalhadores e repassar ao FGTS e à Previdência Social.
A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), disponibiliza informações para criar um cadastro eficiente de vínculos e remunerações dos segurados da Previdência Social. A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS – GRE, trazendo novos dados de interesse da Previdência Social.
Acompanhe a seguir algumas informações da GFIP:
- Movimentação do trabalhador (afastamentos e retornos);
- Salário-família;
- Salário-maternidade;
- Indenização;
- Retenção sobre nota fiscal/fatura;
- Exposição a agentes nocivos/múltiplos vínculos;
- Valor da arrecadação do segurado, nos casos em que não for calculado pelo SEFIP (múltiplos vínculos/múltiplas fontes, trabalhador avulso, código 650).
Importante: De acordo com o que foi exposto, podemos perceber que o SEFIP é uma plataforma que recebe as principais informações da empresa com relação ao FGTS e a GFIP é o documento gerado com dados de interesse à Previdência Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Vantagens da GFIP
Acompanhe a seguir os principais benefícios que esse documento oferece para as empresas:
- Segurança – todas as informações da empresa e dos funcionários e as devidas arrecadações são acessadas pela Previdência Social de forma exclusiva;
- Facilidade – as empresas que estão em dia com esse dever, asseguram mais facilidade, pois todas as informações são registradas em um lugar;
- Desenvolvimento – a GFIP foi elaborada para substituir a Guia de Recolhimento do FGTS, com isso, aconteceu a simplificação de processos de registro e a diminuição do número de documentos e dados necessários para a Previdência Social;
- Individualização – através da GFIP a empresa pode fazer depósitos de valores do FGTS nas contas vinculadas a cada funcionário.
Elaboração da GFIP
A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) é um documento obrigatório e precisa ser entregue todos os meses, com a finalidade de arrecadar o FGTS do trabalhador.
Vale lembrar, que esse documento é muito importante e não admite erros, pois qualquer falha pode afetar o futuro do trabalhador. Dessa maneira, o melhor a ser feito é contratar profissionais especializados nessa área para que tudo seja realizado corretamente.
Por: Ana Flavia Correa
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.