Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, devem fazer prova de vida, recadastrando suas senhas na agência bancária em que recebem o benefício previdenciário.
Segundo o INSS, quando houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de pagamentos por falta de realização de prova de vida, a exigência ocorrerá de forma gradual, visando evitar uma corrida de beneficiários aos bancos e tumulto nas agências.
Entretanto, a exigência do exame está suspensa desde março e foi prorrogada para retornar em dezembro. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus.
Existe uma forma de realizar a comprovação de vida, através das redes bancárias. Na agência que você recebe o benéficio, será possível realizar agora o recadastramento das senhas. Quando houve a suspensão, os bancos continuaram fazendo a prova de vida.
Saiba os horários dos bancos que será possível realizar a prova de vida:
As agências estão atendendo das 10h às 15h. A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que oferecem biometria;
Caixa Econômica Federal: entre às 8h e às 13h. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região e dia de pagamento do auxílio emergencial.
O atendimento do Itaú está sendo das 9h às 10h, exclusivamente para aposentados, pensionistas e grupos de risco do coronavírus. Também renova automaticamente por meio de biometria cadastrada.
O banco informa que quem possui biometria poderá efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. Agências estão abrindo das 10 às 14h. Para atender aposentados e pessoas com deficiência, abrem, no mínimo, uma hora antes. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região.
Agências do Santander estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h. O segurado pode fazer por meio de agência, com ajuda do gerente, ou no autoatendimento.
Você deverá levar documento oficial com foto (identidade), para renovar a senha;
Alguns bancos permitem que a comprovação seja feita via caixas eletrônicos, pelo internet banking, entre outros canais.
Atenção
O beneficiário que não fizer a prova de vida terá o seu benefício suspenso. Não fazendo a reativação, poderá ter o pagamento cancelado.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…