O avanço das tecnologias levou diversos benefícios às empresas, mas trouxe também o desenvolvimento cada vez maior de técnicas maliciosas utilizadas por cibercriminosos. Ano após ano, eles estão mais audaciosos e inovadores na tentativa de invasão à rede e aos dados corporativos.
Isso faz com que a segurança digital esteja sempre em pauta na gestão de TI das organizações, demandando que o setor inove constantemente no desenvolvimento de novas soluções e práticas.
Ainda que seja fundamental à sobrevivência do negócio, acompanhar essas tendências não é uma tarefa simples diante da quantidade de opções apresentadas (algumas nem tão eficientes assim). Para facilitar, confira os principais tópicos da segurança digital empresarial em 2021:
1 – Rede reforçada para o trabalho remoto
O home office foi adotado às pressas por conta da pandemia de covid-19 em 2020. Contudo, a experiência bem-sucedida certamente vai continuar em 2021, mesmo num cenário hipotético de controle do novo coronavírus. Dessa forma, a preocupação com a rede corporativa certamente irá aumentar nos próximos meses.
Afinal, com cada colaborador em um local, qualquer descuido com senhas e aplicações pode facilitar a ação de cibercriminosos.
Assim, é preciso investir em soluções que gerenciam as senhas dos colaboradores, identificando as “janelas abertas” aproveitadas pelos hackers para invadirem.
2 – Controle o acesso dos colaboradores aos dados
Da mesma forma que a rede, a preocupação com os dados também estará em alta com o avanço do trabalho remoto em 2021.
Nesse caso, a principal preocupação é limitar o acesso dos colaboradores a informações consideradas críticas para o negócio.
Aqui, o essencial é limitar o acesso do profissional apenas aos dados que ele precisa para executar suas tarefas.
Não faz sentido um analista ter acesso aos mesmos conteúdos que o gestor ou diretor. Portanto, o investimento em soluções de controle de acesso certamente estará em alta nos próximos meses.
3 – Invista em múltiplas camadas de segurança
Muitas empresas investem pesadamente em um bom sistema de antivírus e acreditam que seus processos e dados já estão protegidos dos ataques dos cibercriminosos. Ainda que seja importante ter um programa de antivírus atualizado e de qualidade, essa tática é apenas o primeiro passo de uma política de segurança digital efetiva.
Os recentes ataques e vazamentos de dados mostram que a adoção de múltiplas camadas de segurança reduz significativamente o risco de invasão e, principalmente, estipulam regras de uso em todos os equipamentos da companhia.
4 – Proteja-se contra o ramsonware
Esse tipo de ataque é extremamente poderoso. Ao penetrar nos sistemas de uma empresa, incapacita o usuário ao encriptar todos os dados da vítima, bloquear o uso do equipamento e solicitar um pesado resgate em dinheiro (normalmente em moedas digitais) para ter o conteúdo de volta.
É a grande ameaça do momento e tudo indica que continuará assustando as empresas em 2021.
Torna-se fundamental, então, adquirir ferramentas capazes de detectar qualquer encriptação de arquivos na rede e realizar cópias automáticas para garantir a disponibilidade das informações que são alvos do ataque.
5 – Agilize o backup
Sim, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas também é preciso ter um plano de ação caso os cibercriminosos consigam atacar a rede da empresa. A melhor tática para isso é ter um backup atualizado de todos os arquivos e documentos que forem comprometidos.
Não se trata, evidentemente, de fazer um “Control C + Control V” manual em cada informação digital, mas sim ter soluções que automatizam essas cópias de segurança para que sejam criadas periodicamente.
Por Otto PohlmannéCEOdaCentric, empresa de tecnologia que fornece soluções completaspara atender aos requisitos de segurança e da LGPD,com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail:[email protected]