Imagem por @clalinus / freepik
Para esclarecer algumas dúvidas sobre Segurança Digital para a classe contábil o Jornal Contábil entrevistou o Marco Zanini, especialista em segurança para identidade digital e criptografia da DINAMO Networks.
A transformação digital chegou para ficar nos escritórios de contabilidade. É um processo irreversível de substituição do papel para o mundo digital. O dia a dia do contador é muito corrido e na maioria das vezes, ele utiliza e administra diversos tokens e Smartcard com os certificados digitais de seus clientes, para entrega de documentação contábil e fiscal. Para facilitar o gerenciamento seguros dessas identidades digitais, a DINAMO desenvolveu o DINAMO Pocket. Um mini cofre digital, ou, dispositivo portátil para a gestão de até 200 certificados digitais. Esta solução é destinada a micro, pequenas e médias empresas. O DINAMO Pocket é um avanço tecnológico que garante a segurança da identidade digital dos clientes atendidos, eliminando a movimentação de tokens e Smartcard. A solução permite rastreabilidade de acessos, acesso via rede de qualquer lugar e o backup de certificados digitais.
A Certificação Digital é o que há de mais seguro para identificação no mundo virtual. Ela foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade em papel, mas é eletrônica e garante a identidade das partes envolvidas.
O Certificado Digital existe para facilitar e evitar que se perca tempo fazendo presencialmente muitas coisas que podem ser resolvidas digitalmente. Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.
O certificado digital ICP-Brasil é a única tecnologia que permite a assinatura digital e tem plena validade jurídica, contribuindo também para a mitigação de fraudes e o combate à corrupção. A questão é que se alguém utilizar o seu certificado de maneira fraudulenta ou indevida, você responderá legalmente pela ação. Daí a necessidade de manter os certificados digitais armazenados de maneira segura e com o controle de acesso.
Hoje os Cofres Digitais, ou, appliances de segurança (HSMs), são os mais recomendados pelos especialistas para a guarda dos Certificados Digitais e também para aplicações de criptografia. Com a proximidade da Lei de Proteção de Dados – LGPD, que entrará em vigor em agosto de 2020, os cofres digitais garantem solução efetiva de confidencialidade, integridade e proteção de informações de todas as partes envolvidas.
A tecnologia já está bastante avançada para auxiliar o setor contábil na gestão e segurança de certificados digitais. Entre as ferramentas, as que mais estão otimizando os processos do setor são: o DINAMO Pocket, que substitui o uso de tokens e smartcards, permitindo o armazenamento de até 200 certificados em um mesmo hardware. Além disto, possui backup na nuvem e permite múltiplos acessos de forma rápida e segura, via rede. O dispositivo foi idealizado para micro, pequenas e médias companhias.
Para companhias maiores, o HSM DINAMO consegue gerenciar e armazenar as senhas criptográficas usadas para validar o certificado digital. A solução foi criada para companhias que movimentam alto volume de certificados digitais. Os serviços são oferecidos via rede. Sua função principal é ser um repositório seguro para chaves criptográficas. Além disso, é também um provedor de serviços criptográficos, como assinatura digital, geração de chaves e autenticação, entre outros.
O DINAMO é um appliance desenhado para oferecer proteção no armazenamento de chaves de acordo com padrões internacionais. É certificado pelo INMETRO e aderente aos padrões de mercado, para garantir interoperabilidade e facilidade de integração.
Podemos traduzir a segurança digital como um conjunto de ferramentas, técnicas e metodologias que, quando corretamente aplicadas, aumentam a proteção e integridade dos dados. Se temos os acessos dos certificados digitais rastreados, nas operações diárias, por exemplo, podemos realizar o gerenciamento das atividades e garantir maior nível de segurança. Dessa forma, a segurança digital bem aplicada não só combate, como contribui também para a aplicação de sentenças corretas.
Como dissemos anteriormente, o certificado digital ICP-Brasil é a única tecnologia que permite a assinatura digital e tem plena validade jurídica. É importantíssimo lembrar que, caso uma pessoa empreste ou detém o token para validar um documento em nome de outra pessoa, quem será responsabilizado será o portador do token, ou seja, a pessoa cujo registro foi feito em seu nome.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…