Períodos com alto volume de vendas deixam os empresários do varejo entusiasmados. Porém, esse movimento intenso também aumenta vulnerabilidade dos negócios
Sim, o vendedor também está sujeito a golpes, e é necessário estar atento para que as transações sejam de fato um sucesso: sem a devida prevenção, há risco de fazer vendas para clientes fraudulentos — pessoas utilizando dados e informações financeiras de outras para realizar compras. Uma única fraude pode ter um impacto enorme para o negócio.
“Em momentos como o dezembro, que antecede o Natal, as oportunidades aumentam. É como se abrisse uma barragem quando chega a data, despejando um alto volume sobre as empresas, que precisam lidar com isso”, afirma Hederson Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções – birô de crédito focado nas PME’s. “O trabalho como um todo aumenta, das vendas à mesa de análise, o que amplia a chance da ocorrência de fraudes. Por conta da correria, é muito importante estar preparado para não descuidar dos detalhes analisados e das políticas anti fraudes.”
Pensando nisso, a Assertiva separou algumas dicas para o sucesso das vendas nesse período:
Sabemos que o país como um todo encareceu nos últimos meses. Isso pode levar a “soluções criativas”, como o aumento de preço nas semanas anteriores para uma criar uma falsa promoção na data. Isso pode ser um tiro no pé, pois mancha a imagem da empresa no futuro.
São centenas de milhões de dados vazados nos últimos meses, o que pode tornar datas como essa, de grande volume de trabalho, mais arriscadas para as empresas. Vale lembrar um dos casos mais recentes: em setembro, foram vazados 426 milhões de dados pessoais e 109 milhões de informações de CNPJs e placas de veículos, a partir de um banco de dados facilmente acessado pela internet. O incidente foi descoberto pelo laboratório de segurança digital PSafe e reportado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Existe jurisprudência de empresas que tiveram que indenizar consumidores que fizeram compras em sites falsos — a tese é que a empresa assume os riscos da atividade ao optar pela venda de produtos na internet. Por fim, ainda existe uma questão de reputação, a imagem da empresa pode ser afetada.
Os consumidores cada vez mais vão procurar por experiências mais digitais, diminuindo o contato com outras pessoas — até por questões de segurança. Com isso, a principal dica seria a adoção de sistemas de tecnologia para diminuir o risco de fraudes contra a empresa. Nisso, entram questões como a validação de identidade, a coleta de documentos, a assinatura de contratos e até mesmo o atendimento ao cliente. Todas essas atividades são passíveis de serem realizadas por meio da tecnologia, com muito mais agilidade, conveniência e segurança.
Ou seja, é preciso ter regras bem definidas do que deve ser analisado e os parâmetros para aprovação ou reprovação de uma compra. Uma política como essa ajuda a diminuir a subjetividade das análises, já que todos da equipe sabem o que precisa ser visto antes da venda. Mas é importante, também, contar com a tecnologia. Quando falamos de tarefas repetitivas (por exemplo, análise de documentos), a tecnologia tem um potencial muito maior de realizar bem esse trabalho, pois tem total disponibilidade, não se estressa em momentos de pressão, de maior volume e fluxo de trabalho.
“Um sistema antifraude é uma opção extremamente válida para aumentar a segurança das empresas. Soluções de validação de identidade por biometria facial (como o Autentica, nosso produto de validação biométrica), por exemplo, evitam que compras sejam realizadas por pessoas mal intencionadas e são capazes de agilizar muito o processo de aprovação do cliente”, finaliza o CEO.
Criada em 2012, a Assertiva Soluções tem o propósito de trazer as melhores práticas e inovações tecnológicas para o ciclo do crédito, com maior mobilidade no formato do serviço, além de consolidar a imagem dos birôs de crédito como algo positivo para o consumidor (titular dos dados).
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