A partir desta quarta-feira, dia 1º de abril, entra em vigor a nova medida em torno do seguro-desemprego. Com o objetivo de tornar a solicitação do benefício mais rápida e garantir segurança às informações dos trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento pela Internet.
O especialista em contabilidade, gestão e consultoria, Silvinei Toffanin, explica que pela nova regra o trabalhador que solicitar o primeiro pedido do seguro precisa ter trabalho 18 meses, no período de 24 meses. Já na segunda vez que é solicitado o empregado tem que ter cumprido o mínimo de 12 meses de trabalho, no tempo de 18 meses. E no terceiro pedido volta a regra atual de seis meses
Outra alteração que teve na lei foi com a questão do parcelamento. Se o empregado tiver trabalhado entre 13 e 23 meses, nos últimos três anos, recebe quatro parcelas no primeiro pedido. Quando for o segundo pedido, o trabalhador recebe quatro parcelas se tiver trabalhado de 12 a 23 meses. E na terceira solicitação, cinco parcelas aquele que trabalhou acima de 24 meses.
O especialista esclarece que a mudança da regra visa com que o empregado se mantenha registado nas empresas por mais tempo e que o Governo não precise entrar com seguro-desemprego para auxiliar nessa fase. (Com EBC)
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…