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Seguro desemprego: Saiba quem pode solicitar o benefício com alterações nas regras deste ano

Cada vez mais é possível observar a situação precária de milhões de brasileiros desempregados, que recorrem ao seguro desemprego. Todavia, a preocupação da grande parte dessas pessoas é saber se realmente tem direito ao seguro.

Entenda como funciona o seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que visa garantir assistência financeira temporária ao trabalhador que teve seu contrato rescindido sem justa causa. O valor do benefício é calculado com base nos últimos salários do trabalhador.

Para entender melhor sobre a quantia a receber, veja a tabela abaixo:

Média de salário de até R$1.531,0280% dos três últimos salários
Média de salário entre R$1.531,03 e R$2.551,96 50% do que exceder R$1.531,03, mais R$1.224,82
Média de salário acima de R$2.551,96R$1.735,29

Os pagamentos são realizados em Lotéricas, correspondentes da “Caixa Aqui”, autoatendimento da Caixa Federal ou em Agências da Caixa.

Descubra as regras e quem tem direito ao seguro desemprego

  • Primeira solicitação: O trabalhador deverá ter exercido atividade remunerada no mínimo no período de 12 meses;
  • Segunda solicitação: deverá ter exercido atividade remunerada no mínimo por 9 meses;
  • Terceira solicitação: precisará ter trabalhado por 6 meses.

Prazos para retirada do benefício

O seguro tem prazos para realizar a retirada do seguro desemprego. Veja quais são de acordo com o tipo de categoria:

Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;

Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;

Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;

Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Documentos necessários para requerer o seguro desemprego

– Documento de identificação;

– CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, independente do modelo;

– Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;

– Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;

– TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​);

– Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;

– CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Conteúdo original Real Previ

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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