Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, o mesmo passa a ter direito ao seguro-desemprego, sendo assim, considerado um dos principais benefícios para aqueles que exercem atividade de carteira assinada.
Logo, assim que o trabalhador é demitido, uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas após o desligamento é dar entrada no seguro-desemprego, para garantir o recebimento do benefício no prazo correto.
Antes da pandemia, para dar entrada no seguro-desemprego o trabalhador precisava se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o benefício.
Contudo, agora o processo pode ser feito inteiramente online, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android ou iOS.
É importante pontuar aqui que o seguro-desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores em um período de 7 a 120 após a data de sua demissão.
Para dar entrada no seguro-desemprego o trabalhador precisa ter em mãos os seguintes documentos:
Com os documentos em mãos siga o passo a passo abaixo:
Seguindo todas as orientações, o sistema ficará encarregado de analisar os documentos informados e os que estão cadastrados nas bases do governo.
Por fim, o próprio aplicativo informará na hora se o seguro-desemprego foi concedido ou não, além disso, no mesmo instante o trabalhador poderá consultar o valor do benefício, datas de liberação e quantidade de parcelas a receber.
Com relação ao início dos pagamentos do seguro-desemprego, o valor será liberado 20 dias após a solicitação do benefício no sistema do governo.
Mín. 14° Máx. 28°