O seguro-desemprego é um benefício que tem como objetivo garantir a assistência financeira aos trabalhadores por um período de tempo em que os mesmos são demitidos sem justa causa.
No entanto, o benefício não é concedido de forma automática quando o trabalhador é demitido, para recebe-lo é necessário realizar a solicitação, além de ser necessário ainda, cumprir algumas exigências.
Hoje vamos explicar como realizar a solicitação do seguro-desemprego, bem como às exigências e regras para que você fique resguardado e tenha surpresas indesejadas no momento de pedir o seu benefício.
O seguro-desemprego é destinado ao trabalhador de carteira assinada que tenha sido demitido sem justa causa. É necessário ainda que o mesmo tenha recebido salários por pelo menos um ano durante os 18 meses anteriores à solicitação.
Em casos onde o trabalhador esteja solicitando o benefício pela segunda vez, é necessário que tenha trabalhado de carteira assinada por 9 meses durante o ano da solicitação. Para os demais casos fica estabelecido o prazo de seis meses anteriores à dispensa.
É importantíssimo se atentar que o trabalhador que vai pedir o seguro-desemprego não tenha outro tipo de renda para garantia de sustento, como no caso dos trabalhadores que atuam de carteira assinada e que também possuem registro como Microempreendedor Individual (MEI), ou que tenham participação em outras empresas.
Os trabalhadores precisam se atentar ao prazo mínimo e máximo para que seja possível solicitar o seguro desemprego. Onde o trabalhador tem o período entre 7 e 120 dias a partir da oficialização da demissão, para solicitar o benefício, em caso de perca de prazo o trabalhador perde direito automaticamente ao benefício.
No mais, além dos trabalhadores registrados, também existem outras formas de seguro-desemprego com prazos específicos, sendo eles:
Confira à seguir como solicitar o seguro-desemprego de maneira online, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Vale lembrar que para pedir o benefício os trabalhadores precisam ter em mãos:
Vale lembrar que o número do requerimento para seguro-desemprego é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.
Por fim, a liberação da primeira parcela do seguro-desemprego estará disponível 30 dias após o cadastro da solicitação. Em caso de dúvidas sobre o seguro-desemprego ligue para o Alô Trabalho do governo do federal. O número é o 158 e a ligação é gratuita para todo o país.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…