No escritório de contabilidade, a produtividade de cada contador vale muito para que a empresa continue crescendo e mantendo a sua carteira de clientes. Alguns profissionais tentam melhorar suas respectivas produtividades, principalmente trabalhando por mais horas além do expediente.
Saiba que trabalhar além do horário não significa ser mais produtivo! A eficácia do seu trabalho é notada quando você consegue realizar todas as atividades dentro do tempo proposto pelo seu empregador.
Quer saber então como ser mais produtivo? Veja agora 8 hábitos de contadores muito eficientes.
Aprenda a otimizar o seu tempo para não trabalhar além do necessário. Há tempo e lugar para tudo, portanto seja disciplinado. Além disso, trabalhar em excesso não só é improdutivo, como pode ser até prejudicial: ficamos mais propensos a cometer erros quando estamos cansados.
A eficiência do seu trabalho está ligada diretamente à maneira como você organiza a sua agenda. Independentemente de ser física ou eletrônica, é importante que você distribua as tarefas ao longo dos dias em que vai trabalhar. Um sistema de gerenciamento também pode te ajudar nesse processo.
Agora que você tem todas as tarefas organizadas na agenda, defina quais são as suas prioridades. Divida essas atividades entre as que devem ser privilegiadas e as menos importantes, ou classifique-as como urgentes e não urgentes.
Para cada objetivo ou meta, é necessário que você se organize para alcançá-lo. O aumento da carteira de clientes depende de metas comerciais. A fidelização dos clientes e o ganho da produtividade podem ser conquistados por meio de inovações tecnológicas. Já um upgrade na carreira – para se tornar um consultor de negócios, por exemplo – depende da ampliação do seu leque de serviços e do estreitamento do seu relacionamento com os clientes. Estabeleça as suas metas e não se desvie do foco. Você pode, inclusive, definir suas metas de como ser mais produtivo!
Não tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, pois isso desvia o seu foco e diminui o seu poder de concentração. Quando você se dedica a uma só tarefa, consegue realizá-la com mais rapidez e com menos chances de errar. Se as interrupções forem urgentes, tudo bem. Se não forem urgentes, anote na sua agenda e as encaixe no seu cronograma.
Quando você descentraliza a execução das tarefas e as delega para os demais colaboradores da equipe, você tem ganhos em duas frentes: tempo para se dedicar às suas atividades e motivação da equipe, que se sente verdadeiramente valorizada. Ao delegar os afazeres, especifique os resultados desejados e as expectativas, dando toda a orientação necessária para que eles sejam bem executados.
Os contadores que são muito eficientes não procrastinam. Ganhe tempo não deixando para amanhã o que pode ser feito hoje. As tarefas que possuem prazos podem ser organizadas em subtarefas, para que você consiga fazer um pouco a cada dia. Isso possibilita trabalhar nas urgências e demais atividades que precisam ser realizadas.
A maioria dos profissionais detesta participar de reuniões, pois elas comumente são chatas, improdutivas, cansativas e desnecessárias. Toda reunião precisa de um planejamento prévio para tornar esses momentos eficazes. Priorize a objetividade das reuniões e não se atrase.
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