Empresas do grupo:

Início » Selic a 4,25%: Poupança continua com o pior rendimento da renda fixa

Selic a 4,25%: Poupança continua com o pior rendimento da renda fixa

por Gabriel Dau
4 minutos ler

Com a taxa Selic elevada a 4,25%, conforme decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), como fica o rendimento dos investimentos em renda fixa?

Para saber o impacto desta medida, o Yubb, maior buscador de investimentos do país, realizou um levantamento com projeções dos principais ativos.

Como destaque, a poupança nova continua como a opção com menor rentabilidade em todos os cenários.

Confira o levantamento completo:

 Rentabilidade BrutaRentabilidade  LíquidaRentabilidade  Real
** Poupança nova* 2,98%2,98%-2,69%
Poupança antiga*6,17%6,17%0,33%
Tesouro Selic4,15%3,32%-2,36%
CDB banco médio5,40%4,32%-1,42%
CDB banco grande3,32%2,66%-2,99%
LC5,81%4,65%-1,11%
LCA*4,07%4,07%-1,66%
LCI*4,23%4,23%-1,50%
RDB5,64%4,52%-1,23%
Debênture Incentivada*6,27%6,27%0,42%

* Investimentos isentos de imposto de renda

** Em 2012, o Banco Central redefiniu a remuneração da poupança para novos investidores.

No levantamento, para calcular a rentabilidade real dos investimentos, foi utilizada a inflação (IPCA) projetada para 2021 de 5,82% – divulgada no Boletim Focus do dia 14/06/2021.

Para Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb, o Copom precisa adotar uma postura mais contundente no controle da inflação, já que muitos títulos de renda fixa seguem com rentabilidade real negativa, um cenário ruim para os investidores.

Designed by @nensuria / freepik
Designed by @nensuria / freepik

Entretanto, a pandemia do novo coronavírus segue como um obstáculo.

“O Copom está numa posição extremamente desafiadora, já que ele precisa estimular o crescimento da economia brasileira, lidando também com os estragos causados pela pandemia. Não é uma tarefa fácil: a alta dos juros contribui para o controle inflacionário, mas desestimula a recuperação econômica e a redução do desemprego. Por outro lado, os juros mais baixos aceleram a alta dos preços, mas contribuem para o avanço da economia, explica.

E neste momento de instabilidade, é necessário que o investidor atue com diferentes ativos.

“A diversificação do portfólio é mais necessária do que nunca. Porque a renda fixa continua sendo a melhor alternativa para a reserva de emergência e para investimentos de curto prazo, mas, para ganhos acima da inflação, o investidor precisará assumir mais riscos em renda variável, com destaque para ações brasileiras, ETFs e BDRs”, conclui Bernardo.

Sobre o Yubb

Buscador online e gratuito, conhecido como o “buscapé dos investimentos”, pois mapeia todos os investimentos do país e recebe mais de 8 milhões de buscas por mês. Com três anos de funcionamento e uma proposta isenta, o Yubb não realiza nenhum tipo de transação, tendo a imparcialidade como o grande diferencial da plataforma.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More